Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 9 de setembro de 2019 10h52


MEIO AMBIENTE

Mirassol inaugura aterro sanitário para atender municípios do Vale do Jauru

Durante inauguração, deputado Valmir Moretto cobrou celeridade dos poderes. Segundo ele, Tribunal de Justiça e Ministério Público precisam ser mais sensíveis em causas como o do aterro, que demorou 10 anos para sair do papel.

MAX AGUIAR / Gabinete do deputado Valmir Moretto



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Acompanhado de 13 prefeitos, vereadores, secretários e da população de Mirassol D’Oeste, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) participou da inauguração do aterro sanitário que irá atender todos os municípios do Vale do Jauru. O ato aconteceu na sexta-feira (6), após longos 10 anos de luta do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O complexo de tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares está localizado na área rural de Mirassol D’Oeste. Diferente do antigo ponto de desova do lixo, o Aterro Sanitário é do tipo classe II, apropriado para resíduos domésticos e não perigosos.

Para o deputado Valmir Moretto, quando se fala em um local para tratamento do lixo, se fala em saúde pública e combate às doenças virais.

“Estamos combatendo todo tipo de doença e dando um passo grande para o futuro. Não podemos mais ter uma cidade que tem um lixão a céu aberto. Um aterro sanitário desse porte faz crescer muito a região do Vale do Jauru e principalmente combater doenças. A saúde pública de Mirassol e região agradece muito”, disse o deputado.

Moretto ainda pediu que a Justiça não obstrua mais em projetos de melhorias da cidade. “Hoje em dia tudo é burocracia. Demorou 10 anos para que a Justiça liberasse as licenças e esse Aterro Sanitário saísse do papel. Cá entre nós, um projeto para melhoria do povo e do crescimento da cidade, o Ministério Público e a Justiça estavam bloqueando. Isso não pode acontecer. Nunca. Por favor, não façam com outras cidades o que fizeram com Mirassol”, concluiu o parlamentar.

Atualmente, a unidade de tratamento de resíduos está estruturado com sistema de monitoramento e controle ambiental, célula para resíduos, sistema de tratamento de efluentes, pátio para compostagem de resíduos orgânicos, central de tratamento de resíduos de serviço de saúde, oficina, almoxarifado, guarita e balança de recepção, escritório administrativo e uma ampla e moderna central de triagem de matérias recicláveis com esteira elevada, além de máquinas, caminhões e outros equipamentos.

O aterro consorciado, que já conta com a Licença Ambiental de Operação recebendo inicialmente o lixo dos municípios de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Curvelândia e Indiavaí. Já os municípios de Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Jauru, Lambari D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco e Salto do Céu, aguardam autorização e Licença complementar da Sema, para iniciarem a destinação do lixo ao aterro em Mirassol D’Oeste.


Gabinete do deputado Valmir Moretto