Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 26 de agosto de 2019 10h55


ARAPUTANGA E MIRASSOL

Moretto participa de eventos voltados à mulher do campo

Parlamentar destaca importância da Lei do Susaf na vida dos produtores.

MAX AGUIAR / Gabinete do deputado Valmir Moretto



Foto: Ronaldo Mazza

O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) participou de dois eventos voltados para a mulher do campo, durante o sábado (24), em Mirassol D’Oeste e Araputanga, que reuniram mais de duas mil pessoas oriundas de várias comunidades rurais dos municípios.

Na oportunidade, o parlamentar defendeu o empenho das mulheres em trabalhar não apenas de dona de casa ou aquela que “cuidava das crianças”, mas sim por estar trabalhando para o crescimento da renda familiar e buscando cada dia mais cursos técnicos para aprimorar o trabalho diário nas comunidades.

“É muito importante parabenizar essas mulheres que hoje não são apenas a dona de casa. Elas estão se capacitando, estão estudando e já estão ajudando cada vez mais na lida diária e na renda familiar. Parabéns, mulheres. Vocês são guerreiras e merecem nosso respeito”, frisou o deputado.

Ainda na oportunidade, Moretto destacou  a assinatura do decreto de regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), criado pela lei de 2017, por parte do governador Mauro Mendes e secretário Silvano Amaral. Agora, será possível simplificar a venda de produtos da agricultura familiar e de agroindústrias de pequeno porte, garantindo o livre comércio e a expansão do mercado consumidor.

Mato Grosso tem mais de 130 mil famílias de agricultores que serão diretamente impactadas pelo Susaf. Entre os principais benefícios da lei estão o fim da barreira comercial e a abertura de um novo e amplo mercado consumidor. Além de garantir o aumento da renda familiar, o Susaf trará um novo estímulo à permanência do produtor no campo, evitando o êxodo rural.

“Nós iremos fiscalizar o Susaf, pois não pode ficar só no papel. O produtor tem que ganhar, o pequeno produtor precisa ter esse direito não apenas em lei, mas na prática. Temos que agradecer o governador e o secretário pela assinatura, mas vamos cobrar na prática, para que de fato a ponta seja beneficiada”, concluiu o deputado.

O evento Mulher Rural é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc),  prefeituras municipais e Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer).


Gabinete do deputado Valmir Moretto