Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 30 de outubro de 2019 17h14


UNIÃO BILATERAL

Projeto de câmeras OCRs na segurança de fronteira é apresentado ao embaixador de Israel em visita à Assembleia

Deputado Moretto aproveitou a vinda do representante diplomático para apresentar projeto que pode ser considerado a cerca virtual que irá proteger a fronteira; embaixador quer agenda em Brasília para estreitar assunto

MAX AGUIAR / Gabinete do deputado Valmir Moretto



Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Segurança de fronteira sempre foi uma das principais bandeiras defendidas pelo deputado  estadual Valmir Moretto (Republicanos). Visando agilizar sua implementação, o parlamentar - quando da presença do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley - entregou em mãos o projeto de câmeras OCRs para reforçar a segurança na faixa  terrestre que divide Mato Grosso da Bolívia, conhecido como corredor do tráfico.

Moretto enfatizou que prefeitos das 23 cidades da região estão imbuídos com o projeto elaborado pela Secretaria de Segurança Pública, que servirá como uma espécie de “cerca virtual”, e vigiará entradas, saídas e estradas vicinais dos municípios da região oeste.

Vale lembrar que os governos do Brasil e de Israel assinaram um acordo para o intercâmbio de informações sobre segurança pública e sobre prevenção e luta contra o crime organizado. Esse acordo foi assinado em Jerusalém em março, durante visita oficial do presidente Jair Bolsonaro. Por lá ficou tratado uma cooperação bilateral que busca promover, desenvolver, otimizar e estreitar a parceria institucional em todas as vertentes da gestão de segurança pública nacional e de combate a organizações criminosas transnacionais.

Pensando nisso, Moretto entregou em mãos o projeto e também aproveitou a vinda do representante diplomático à Assembleia para marcar uma agenda em Brasília. “Eu fiz questão de entregar em mãos esse projeto das câmeras, pois Israel é exemplo no mundo no combate ao crime organizado e pensando nisso o Brasil assinou um termo em que vamos andar de mãos dadas nesses estudos. Portanto, nada mais justo que colocar a fronteira como uma das pautas destaques para a gente estreitar com Israel”, disse Moretto.

O deputado ainda completou dizendo que quer levar todos os prefeitos da região junto nessa agenda em Brasília. “Vamos buscar apoio da embaixada para chegar também ao ministro Sérgio Moro. Pois a fronteira é de responsabilidade da União e nós devemos apresentar projetos e mecanismos para combater o crime. Por isso, vamos sempre colocar a região oeste e a fronteira com a Bolívia como um dos nossos principais trabalhos na Casa de Leis”, concluiu o deputado.

O diplomata, embaixador de Israel, agradeceu a indicação e confirmou que irá atender o pedido e se reunir com o parlamentar para tratar de tecnologia na segurança de fronteira. “Vamos reunir sim. Será um prazer atender e cuidar de nossos projetos que atendem a fronteira. Vamos tratar isso direto com o ministro Moro e com certeza a segurança terá prioridade em nossos trabalhos”, finalizou.


Gabinete do deputado Valmir Moretto