Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 20 de maio de 2021 08h37


PLENÁRIO

Projeto de lei propõe que governo atenda prefeitos e vereadores virtualmente

O PL 1021/2019, de autoria do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), foi pensado antes da pandemia da Covid-19. Atendimento virtual nas secretarias otimiza os trabalhos e gera economia aos cofres públicos.

Raul Bradock / Gabinete do deputado Valmir Moretto



Foto: Marcos Lopes

O Projeto de Lei 1021/2019, de autoria do deputado Valmir Moretto (Republicanos), foi aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (19). O PL propõe ao governo do estado criar plataforma virtual para atendimento de prefeitos, vereadores etc., otimizando os trabalhos e reduzindo gastos com deslocamentos.

Ao todo, 11 deputados votaram pela derrubada do parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), aprovando o PL.

Segundo o deputado Valmir Moretto, o projeto foi pensado antes da pandemia da Covid-19, por conta das grandes distâncias que ‘comitivas’ enfrentam para reuniões na capital.

“Objetivo principal é para que o estado e suas secretarias usem isso [plataformas virtuais de reunião]. Para que nossos prefeitos, vereadores, não precisem se deslocar até a capital para tratar assuntos com os secretários ou equipes técnicas”, pontua Moretto.

A iniciativa também foi defendida pelo presidente da AL, deputado Max Russi (PSB). “É um projeto muito bom. Vem em boa hora e o governo realmente precisa se organizar, porque hoje é participação virtual”.

O deputado Xuxu Dal Molin (PSC), que estava participando da votação de forma virtual, afirmou que a AL precisa “vestir essa camisa”.

“Claro que teve as mortes e a gente lamenta isso, mas a pandemia também nos fez mudar nosso pensamento. A Assembleia precisa vestir essa camisa e cobrar essa união virtual que busca otimizar os processos”, disse.

O projeto de lei segue para sanção do governador Mauro Mendes.


Gabinete do deputado Valmir Moretto