Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 10 de dezembro de 2019 11h20


COP 25

Na COP 25, Ulysses Moraes cobra compensação maior pela conservação ambiental de MT

Várias autoridades do governo de Mato Grosso participam da conferência realizada pela Organização das Nações Unidas.

EDIANA TANARA DE OLIVEIRA / Gabinete do deputado Ulysses Moraes



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A ONU realiza, desde o início do mês, a Conferência de Mudanças Climáticas, intitulada de COP 25 (Conferência das Partes). O Órgão Supremo da ONU reúne países em conferências mundiais para tratar das mudanças climáticas e seus efeitos. Neste ano, o encontro, realizado em Madrid, na Espanha, conta com a participação do deputado estadual por Mato Grosso Ulysses Moraes (DC), juntamente com outros representantes do governo estadual, que irão divulgar os projetos internacionais executados no estado e definir novas regras para comercialização do carbono no Brasil.

Para o deputado mato-grossense, as novas regras devem contribuir para o aumento da receita de comercialização de créditos de carbono brasileiro, gerando maior lucro para o estado.

“O Brasil precisa receber as devidas compensações de capital pelos serviços ambientais que continuam sendo executados. Mato Grosso contribui de forma grandiosa pela riqueza de seu ecossistema, tanto que, na última conferência, o estado foi responsável por pelo menos 200 milhões de arrecadação a partir dos investimentos ambientais. Só temos que aperfeiçoar as políticas de conservação, para que amanhã possamos utilizar esses recursos na melhoria e persistência desses recursos naturais, contribuindo para redução do desmatamento”, comenta Ulysses.

Neste ano, um novo estudo entre governantes do Peru, que abriga uma parte da floresta amazônica, e autoridades brasileiras manifestou a remodelação para transformar a floresta em pé em uma nova forma de commodities, que são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em ampla escala.

COP 25 - A COP 25 trata do combate ao aquecimento global, substituindo o antigo Protocolo de Kyoto, idealizado pelo Japão, em 1997, que estipulou um acordo entre países desenvolvidos para a missão de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (aquecimento térmico da terra). No encontro, foram apresentadas novas modalidades de conservação de dióxido de carbono, sendo o Brasil referência mundial de práticas sustentáveis, de acordo com a organização.  

Cerca de 29 mil pessoas devem passar pelo encontro, que termina no próximo dia 13. Ambientalistas, cientistas, representantes indígenas e organizações ligadas à área ambiental do Brasil estão participando do evento para fortalecimento da defesa de políticas públicas voltadas à sustentabilidade.


Gabinete do deputado Ulysses Moraes