Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 29 de junho de 2020 18h09


INTENSIFICANDO AS FISCALIZAÇÕES

Ulysses Moraes repudia falta de transparência de MT durante a pandemia

De acordo com o parlamentar, é inadmissível que o secretário de Saúde do Estado impeça uma fiscalização

Fernanda Trindade / Gabinete do deputado Ulysses Moraes



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado Ulysses Moraes manifestou seu repúdio ao secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, pela falta de transparência e verdade com a população mato-grossense. Na última sexta-feira (26), o parlamentar e o deputado Elizeu Nascimento foram barrados pelo secretário ao realizar uma fiscalização no depósito onde se encontravam os respiradores. Os deputados queriam certificar de que os equipamentos realmente tivessem saído do local. 

“Vale destacar para sociedade mato-grossense que na quinta-feira (25), às 11h da manhã, o secretário Gilberto Figueiredo declarou e fez vídeos dizendo que não existiam mais respiradores em depósitos do Estado de Mato Grosso. E na mesma quinta-feira (25), uma hora depois, estive em outro depósito e encontrei respiradores que haviam chegado do Ministério da Saúde na segunda-feira (22) e somente foram entregues para secretaria de Cuiabá, na sexta-feira (26)”, disse Moraes. 

É importante ressaltar que o parlamentar não revela o local deste outro depósito, por questões de segurança, a pedido da própria secretária-adjunta de Saúde que acompanhou a fiscalização na quinta-feira (26). Neste depósito foram encontrados ainda materiais hospitalares e equipamentos de proteção individual que estavam armazenados desde abril. 

“Houve mais de 100 mortes na última semana e na sexta-feira (26) quando fomos lá conferir, eu e o deputado Elizeu, parar certificar de que todos os equipamentos foram entregues, nós fomos impedidos. Fica aqui o meu repúdio pela falta de transparência nessa época de pandemia”, destacou o parlamentar. 

Nesse sentido, o deputado fez requerimentos a Secretaria de Saúde do Estado para ter detalhes sobre como é o controle de entrada e saída desses materiais, para onde estão sendo destinados e desde quando esses estão armazenados. 

“Recebo diariamente denúncias dos profissionais da saúde sobre falta de EPIs e materiais hospitalares necessários para o tratamento do coronavírus. Por isso, o meu dever é a mostrar a realidade para o cidadão mato-grossense e é justamente isso que estou fazendo”, finalizou Ulysses Moraes.


Gabinete do deputado Ulysses Moraes