Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 16 de novembro de 2021 16h24


SAÚDE

Audiência pública discute Programa Mais MT Cirurgias

Para o deputado Dr. João o foco é reduzir drasticamente a fila por cirurgias eletivas no Estado

MICHELLE DAS NEVES MOURA / Gabinete do deputado Dr. João de Matos



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Dr. João (MDB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, participou na manhã desta terça-feira (16) da audiência pública cujo tema foi sobre as cirurgias eletivas que serão executadas dentro do “Programa Mais MT Cirurgias” do Governo do estado, que consiste no plano de retomada destas cirurgias durante a pandemia de Covid-19. 

Para o parlamentar, esta discussão é de grande relevância para a sociedade, considerando a demanda represada em todos os municípios do estado, com foco na redução drástica da fila por cirurgias eletivas. “Temos que garantir a oferta, em tempo oportuno, dos serviços de saúde especializados, tudo isso por meio de incentivo financeiro utilizando a rede assistencial e a capacidade instalada em cada município”, ressaltou o deputado Dr. João. 

Na oportunidade, houve a explanação do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que destacou a intenção de promover o acesso da população à realização de procedimentos eletivos de média e alta complexidade, com vistas a orientar as instituições hospitalares do estado no âmbito da pandemia da Covid-19 para o retorno consciente e seguro do ambulatório clínico e cirúrgico de modo a ofertar assistência integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O retorno das cirurgias eletivas deverá ocorrer de forma gradativa e conforme a capacidade operacional de cada unidade hospitalar, não deixando de priorizar o atendimento de urgência e emergência, como também aos casos de Covid-19, porém, ao mesmo tempo se busca realizar o atendimento de pacientes que aguardam há muito tempo a realização de procedimentos eletivos”, frisou o secretário de saúde Gilberto Figueiredo.

Os planos municipais ou por Consórcio Público são analisados pela CIB - Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso- e que, recentemente, aprovou três propostas apresentadas ao programa Mais MT Cirurgias, pelo Hospital Geral de Cuiabá, Instituto Lions da Visão e do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, para a realização de 76.774 cirurgias eletivas. 

Além do secretário Gilberto Figueiredo contribuíram com o debate o superintendente de tecnologia da informação da SES, Luciano Barco, a secretária adjunta do complexo regulador da Secretaria de Estado de Saúde, Fabiana Bardi e a secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes.


Gabinete do deputado Dr. João de Matos

Telefone: (65) 3313-6610