Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 3 de abril de 2019 11h32


DEBATE

Impactos dos agrotóxicos em Mato Grosso são tema de debate em audiência pública

Deputado Lúdio Cabral pretende propor projetos de lei com base nas discussões sobre o tema.

LAISE LUCATELLI / Assessoria de Gabinete



Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) promove, nesta quinta-feira (4), uma audiência pública para discutir os impactos dos agrotóxicos em Mato Grosso. O debate, que leva o nome de Rodas da Cidadania sobre Agrotóxicos, será a partir das 13h30, no auditório deputado Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa. A intenção do parlamentar é aproveitar o debate para elaborar projetos de lei relacionados ao tema.

“Temos uma marca e um programa de atividades para debates temáticos, chamado Rodas da Cidadania. Vamos realizar uma roda temática para debater os impactos dos agrotóxicos em nosso estado em todos os sentidos: meio ambiente, saúde humana e questões tributárias relacionadas aos venenos na agricultura. Vamos pensar, a partir desse debate, proposições legislativas para apresentarmos aqui na Assembleia”, disse Lúdio.

Entre os debatedores, estão a engenheira agrônoma e mestra em Saúde Pública Franciléia Paula de Castro, representante da Campanha Permanente Contra Agrotóxicos e Pela Vida; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Rafael Mondego Figueiredo, representante do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos; o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia e o médico e doutor em Saúde Pública Wanderlei Antonio Pignati.

“Convidamos estudiosos dessa temática, pessoas que conhecem o tema com profundidade, para identificar que ferramentas legislativas podemos propor pra proteger o meio ambiente e saúde da nossa população. Queremos combater os efeitos nocivos que a utilização indiscriminada de agrotóxicos produz tanto pro meio ambiente como para a saúde humana”, disse o deputado.

Entre os questionamentos que Lúdio Cabral tem levantado a respeito do tema, está o fato de a comercialização de agrotóxicos ser beneficiada por um grande volume de renúncias fiscais, enquanto o estado de Mato Grosso passa por crise financeira.


Gabinete do deputado Lúdio Cabral