Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 10 de março de 2020 12h30


SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Lúdio Cabral faz audiência pública para discutir fila de 315 mil pessoas no SUS em MT

Problemas na regulação deixam consultórios e unidades de saúde ociosos enquanto pacientes ficam sem atendimento

LAISE OLEAS LUCATELLI / Gabinete do deputado Lúdio Cabral



Foto: Helder Faria

Mais de 315 mil pessoas estão na fila para realizar algum procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Enquanto isso, problemas e conflitos na regulação deixam diversos consultórios de especialidades e unidades de saúde operando abaixo da capacidade, como a Santa Casa de Cuiabá. O tema será debatido em audiência pública convocada pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), no dia 6 de abril, às 19h.

Os dados da fila de espera do SUS foram obtidos pelo deputado Lúdio Cabral junto à central de regulação de Mato Grosso e à central de regulação de Cuiabá, que atenderam ao requerimento de informações feito pelo parlamentar. Os números são referentes a novembro de 2019.

“Essa situação alarmante demonstra o sofrimento que a população vive para ter atendimento no Sistema Único de Saúde. Há uma demanda reprimida de pessoas sofrendo e infelizmente morrendo por falta de atendimento. E o sistema sem capacidade de dar andamento e solução para essa fila. É um problema crônico e estrutural do sistema de saúde”, afirmou Lúdio.

A audiência pública tem como objetivo debater soluções para o complexo regulador e superar o problema das filas intermináveis no SUS. Uma das questões em pauta é o conflito existente entre as centrais estadual e municipal de regulação.

“A média de espera por internação é de 493 dias. Muitas pessoas que estão na fila por cirurgia eletiva acabam sofrendo complicações e buscam atendimento de urgência e emergência. Essa fila gigantesca é um problema gravíssimo, que tem diversas causas. Há serviços que não são oferecidos pelo SUS em Mato Grosso, como a consulta com urologista, e há serviços que são oferecidos e ficam ociosos porque a regulação não funciona como deveria”, explicou Lúdio.

O deputado citou como exemplo a situação da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que antes era uma entidade filantrópica e, desde julho de 2019, está sob gestão do governo estadual.

“Há uma dificuldade enorme de diálogo entre os dois entes do complexo regulador: o município de Cuiabá e o estado de Mato Grosso. A Santa Casa está ociosa, operando aquém da capacidade. O estado diz que o município não regula pacientes para a Santa Casa e o município diz que não consegue realizar a regulação para a Santa Casa”, observou Lúdio.

Fila do SUS

A fila de espera em Mato Grosso é por 141 mil consultas com especialistas, 148 mil exames e 25 mil internações para cirurgias e tratamentos. No total, são mais de 315 mil pessoas aguardando atendimento no estado.

São 10,8 mil pessoas na fila para consultas em ortopedia e 4,8 mil aguardando por cirurgia ortopédica. A fila de cirurgia pediátrica tem 1,9 mil crianças. Na espera por cirurgia geral são 7,5 mil pessoas.

A fila de exames tem números ainda mais impressionantes. São 56,6 mil pessoas aguardando ultrassonografia, 10,5 mil na espera por endoscopia, 6,6 mil na fila de tomografia, 5,8 mil esperando por colonoscopia, 5 mil no aguardo de mamografia e 1,2 mil na fila para biópsia.


Gabinete do deputado Lúdio Cabral