Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 2 de setembro de 2020 17h10


MEIO AMBIENTE

Lúdio Cabral promove audiência pública remota para debater queimadas no Pantanal

Deputado quer debater causas estruturais dos incêndios no bioma e medidas que podem ser tomadas pelo poder público

LAISE OLEAS LUCATELLI / Gabinete do deputado Lúdio Cabral



Foto: Ronaldo Mazza

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (2), o requerimento do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) para realizar audiência pública remota para debater as medidas para combater e evitar queimadas no Pantanal. A proposta teve apoio de todos os deputados. A audiência está prevista para o dia 17 de setembro, a partir das 14h, por videoconferência, e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e na página www.facebook.com/LudioMT.

“Há uma questão imediata, que é saber que medidas estão sendo tomadas e o que ainda pode ser feito pelo poder público para enfrentar o drama das queimadas que estão devastando o Pantanal, uma catástrofe sem precedentes na história desse bioma. E há uma segunda questão, que é identificar as causas sistêmicas desse fenômeno. E, ao identificar essas causas, que políticas públicas precisam ser adotadas a partir de agora para salvar e preservar o Pantanal”, disse Lúdio.

A audiência deve reunir pesquisadores, gestores públicos, ativistas, população pantaneira e ribeirinha, entre outros, com o objetivo debater com profundidade quais são as causas dos incêndios atuais, o que precisa ser feito para que isso não volte a se repetir e para preservar o Pantanal. Lúdio lembrou também que, além do Pantanal, grandes áreas do Cerrado mato-grossense estão sendo atingidas pelas queimadas, e que Mato Grosso tem sido campeão em rankings de desmatamento e focos de calor.

“O Pantanal não é um bioma isolado. Todas as águas que banham o Pantanal nascem no planalto, no Cerrado. Sabemos que há relação entre o ciclo das águas e a situação que o Pantanal está enfrentando agora. Temos que debater com profundidade as causas dessas queimadas e o que precisa ser implementado para proteger esse bioma tão importante para o país e para o planeta”, disse Lúdio.


Gabinete do deputado Lúdio Cabral