Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 25 de julho de 2019 12h33


DECRETO LEGISLATIVO

Lúdio Cabral propõe revogar decreto de calamidade em Mato Grosso

Deputado destaca que argumento do governo para prorrogar decreto não se sustenta

LAISE OLEAS LUCATELLI / Gabinete do deputado Lúdio Cabral



Foto: RONALDO MAZZA / ALMT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 7/2019, para sustar o Decreto Governamental nº 176/2019, que prorroga por mais 120 dias a situação de calamidade financeira em Mato Grosso. Na justificativa, Lúdio afirmou que o argumento do governador para decretar situação de calamidade financeira não se sustenta, pois o estado deixa de arrecadar "um valor exorbitante" com as renúncias fiscais. O orçamento deste ano prevê renúncias de R$ 3,4 bilhões.

“É antagônico o discurso de necessidade de equilibrar as finanças do estado com o favorecimento às poucas empresas concentradas ‘nas mãos’ das famílias mais ricas do estado”, observou o deputado no projeto.

O parlamentar destacou também que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) não reconheceu o decreto, de modo que não foi útil para facilitar a liberação de crédito junto ao governo federal, nem abriu aos governos estaduais a possibilidade de parcelar ou atrasar dívidas.  Desse modo, na avaliação de Lúdio, o decreto de calamidade funciona mais como peça de propaganda do governo de Mato Grosso para potencializar a suposta crise financeira.


Gabinete do deputado Lúdio Cabral