Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 10 de maio de 2019 06h59


LUTA ANTIMANICOMIAL

Audiência pública debate rede de atenção à saúde mental em Mato Grosso

Debate foi proposto pelo deputado Lúdio Cabral a pedido do Fórum de Saúde Mental

LAISE OLEAS LUCATELLI / Gabinete do deputado Lúdio Cabral



Foto: Marcos Lopes

A Assembleia Legislativa realiza, na próxima segunda-feira (13), a partir das 8h, uma audiência pública para debater a situação da rede de atenção à saúde mental em Mato Grosso. A audiência será promovida pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, a pedido do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

O debate foi sugerido pelo Fórum de Saúde Mental, formado por entidades da sociedade civil, trabalhadores da área e usuários do sistema de saúde. A data escolhida é em função da proximidade do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio.

“Há uma insuficiência de serviços e uma demanda social grande por essa pauta. Na audiência, vamos avaliar que ferramentas temos à nossa disposição para defender essa parcela da população que carece de serviços” disse o deputado Lúdio Cabral. 

O objetivo da audiência é discutir a organização da rede de serviços da saúde mental em Mato Grosso. O debate deve servir de base para definir ferramentas legislativas de apoio às pessoas que sofrem com a falta de atendimento à saúde mental.

Entre os debatedores, estão a psicóloga especialista em saúde mental Luciana Gomes de Souza, que atua na Superintendência de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde; a psicóloga e doutora em psicanálise Daniela Santos Bezerra, que atua no Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho; e a coordenadora regional da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Vanessa Clementino Furtado, que é mestre em psicologia social e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Serviço

Audiência Pública sobre Saúde Mental - A situação atual da rede de atenção em Mato Grosso

Local: Auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa

Data: Segunda-feira, 13 de maio

Horário: 8h


Gabinete do deputado Lúdio Cabral