Sexta-feira, 26 de abril de 2019 14h00

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Toninho de Souza reforça investimentos para municípios da baixada cuiabana

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

O deputado Toninho de Souza (PSD) participou do programa Entrevista Coletiva desta sexta-feira, produzido e veiculado pela TVAL, falando da perspectiva de trabalho no mandato parlamentar. Na oportunidade comentou diversos assuntos, entre eles, cultura, educação, saúde, esportes, segurança pública e infraestrutura para os municípios que circundam a capital mato-grossense.

Eleito com 17.133 mil votos nas últimas eleições, o parlamentar deve permanecer no cargo por 121 dias. Ele é o 3º suplente da coligação e tomou posse como deputado estadual na última segunda-feira (22), na vaga do licenciado Eduardo Botelho (DEM). O segundo suplente é Romoaldo Júnior, que já ocupa a vaga deixada por Allan Kardec (PDT).

No programa da TVAL, Toninho de Souza fez um breve relato da atuação como vereador.  “Meu aprendizado nos projetos do município será trabalhado também na Assembleia, com direcionamento para a população da região de Cuiabá. Estou acostumado a trabalhar nessa linha de aproximação com a população, tenho essa identificação”, revelou ele. O deputado pretende dar sequência num projeto para a construção do Centro Cultural do Siriri, que atenderá no atual Espaço Cultural situado na avenida Palmiro Paes de Barros, bairro Vista Alegre.

Ainda no setor cultural, o parlamentar é autor de projetos com o propósito de valorizar a literatura, geografia e história de Mato Grosso na grade curricular das escolas públicas. “Esse projeto é para difundir a história de Cuiabá e Mato Grosso com a população, pois o estado precisa dessa referência na grade escolar”, explicou Toninho de Souza.

Saúde – Nas últimas semanas, um dos assuntos que mais repercutiram na imprensa estadual foi o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

O deputado, sobre o assunto, entende que a Santa Casa, mesmo sendo privada, é de fundamental importância para a área de saúde do estado. Souza afirmou que 70% dos atendimentos de cirurgias seletivas de Cuiabá são realizadas naquela unidade, por isso está intercedendo para que volte a funcionar.

“O fechamento da Santa Casa está trazendo sérias consequências também para o atendimento nas cidades do interior. Por isso, ela precisa estar de portas abertas. Não visualizo outro caminho senão uma intervenção imediata do Estado”, apontou ele.

Sobre a área esportiva, um dos projetos é a criação de novas medidas para tirar os jovens das ruas, por meio de incentivo ao esporte. Segundo o deputado, as escolas e praças públicas de Cuiabá possuem quadras esportivas que são pouco utilizadas pela juventude.

“Ela (juventude) está inerte, pois não pratica nenhuma atividade esportiva. Precisamos preparar essas crianças para o mercado profissional aliadas ao esporte, com isso podemos abrir um leque na descoberta de novos talentos e, fundamentalmente, criando um vencedor na vida com noção de cidadania”, destacou o deputado.

Outra novidade comentada pelo deputado foi a recuperação do Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. Toninho de Souza citou ainda a situação atual do estádio mais tradicional de Mato Grosso como "muito ruim". O Dutrinha amarga há anos o abandono e descaso das administrações públicas, com a sede deteriorando sem qualquer tipo de manutenção.

Para reverter esse quadro e voltar a sediar partidas de futebol, o deputado garantiu que a praça esportiva vai ganhar uma nova cara. “Depois de muitos anos de abandono, o Dutrinha vai ser reformado e o dinheiro já está na conta para início das obras em maio. Será muito importante para os clubes jogarem lá, pois com o aluguel da Arena Pantanal girando em torno de 15 mil reais fica inviável para os times. O Dutrinha recuperado, as taxas serão bem menores e facilitarão as equipes”, esclareceu ele.

Obras da Copa – De acordo com Toninho de Souza, as construções de viadutos, pontos e ampliação de avenidas foram importantes para o desenvolvimento de Cuiabá. Ele entende que o poder aquisitivo da população cresceu nos últimos anos e as obras foram importantes para o incremento da capital, no entanto, “poderiam ser melhores concluídas se todo dinheiro fosse aplicado no investimento”, revelou o deputado.

“Uma pena que das 53 obras propostas foram feitas apenas 23 delas e muitas destas estão inacabadas. Para mim, acho que faltou zelo com as obras da Copa do Mundo, porque se o dinheiro fosse realmente aplicado corretamente, teríamos muita coisa boa”, advertiu Toninho.

Segurança pública – A implantação da patrulha rural para os municípios que compõem a região de Cuiabá é uma das metas do deputado para os próximos anos. Ele mencionou casos de roubos e furtos de animais do campo, principalmente de gado, nos municípios que circundam a capital mato-grossense, onde teve um aumento gradativo nos últimos meses.

“A preocupação com a violência sempre existiu e agora os bandidos estão assaltando chácaras e sítios nos municípios próximos de Cuiabá. Por isso, vou trabalhar para a criação da patrulha rural para coibir esse problema. A polícia apertou o cerco na cidade e os bandidos foram assaltar na zona rural”, lembrou o deputado.