Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 24 de junho de 2021 16h15


Educação em casa

Cattani apresenta projeto para implementar ensino domiciliar em MT

PL defende a liberdade de escolha dos pais na educação de seus filhos

CARLOS GUSTAVO DORILEO DA SILVA / Gabinete do Deputado Gilberto Cattani



Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) apresentou nesta quinta-feira (24), o Projeto de Lei n° 560/2021, para que seja permitido, em todo o Estado de Mato Grosso, a adoção do ensino domiciliar, uma modalidade em que crianças e adolescentes podem ser educados pelos pais em suas  casas.

O projeto de lei apresentado por Cattani defende a liberdade de escolha dos pais e prevê que um monitoramento seja feito pelo conselho tutelar local e pelas secretarias municipais de educação.

Na tribuna, durante sessão ordinária, o parlamentar recordou que a prática conhecida como ‘homeschooling’ já é usada de forma exitosa em diversos lugares do mundo e que precisa ser aplicada urgentemente no Brasil. 

“A educação domiciliar chamada de homeschooling já é muito utilizada em países de primeiro mundo e precisamos desta prática no nosso país, assim como em nosso Estado”, afirmou. 

No início deste ano, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) colocou a adoção do homeschooling em sua lista de prioridades para este ano entregue aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). 

Assim como no Congresso Nacional, existem propostas nesse sentido em várias assembleias legislativas e em câmaras municipais em todo o país.


Gabinete do Deputado Gilberto Cattani