Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 31 de maio de 2022 10h53


INVESTIGAÇÃO

Em Terra Nova do Norte, CPI ouve produtores de leite e indústrias locais

Na próxima quarta-feira (1), comissão ouvirá presidente de sindicatos e de conselho

CARLOS GUSTAVO DORILEO DA SILVA / Gabinete do Deputado Gilberto Cattani



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis infrações de ordem econômica na cadeia produtiva do leite e seus derivados em Mato Grosso esteve nesta segunda-feira (30) na cidade de Terra Nova do Norte para ouvir produtores de leite e proprietários de laticínios da região.

Na reunião os membros da CPI ouviram três produtores de leite, três proprietários de laticínios e representantes da maior cooperativa de produção de leite do Estado, que é sediada na região.

“A CPI está caminhando por todo Estado. Esta foi nossa segunda reunião externa e temos mais três para fazer. Estamos visitando as regiões e pegando as demandas dos produtores e da indústria para chegarmos ao nosso objetivo que é de o produtor receber um preço justo pela sua produção”, disse o presidente Gilberto Cattani (PL).

Um dos principais assuntos debatidos na reunião foi à formação do Índice do Leite Cru (ILC) em Mato Grosso, que é uma forma de saber quanto custa o litro de leite para o produtor não ter prejuízo em sua produção.

“O Índice do Leite Cru é um dos objetivos da CPI desde quando ela nasceu. Ele calcula o custo do leite do produtor rural lá na ponta, quantos que vai custar para ele produzir. Uma vez que você tem o custo, você vai colocar em cima o seu lucro e vai assim comercializar com lucratividade. O leiteiro nunca teve lucro com seu produto e o ILC pode reparar este problema. Obviamente as pessoas vão achar que há um conflito entre a indústria e o produtor, mas vamos fazer em comum acordo para que nenhuma parte seja prejudicada”, explicou Cattani.

A próxima reunião da CPI está agendada para acontecer na quarta-feira (1), as 15h, na Assembleia Legislativa.

A Comissão deverá ouvir na reunião o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), Onofre de Souza Filho, e o presidente do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso (Conseleite-MT), Antonio Bornelli Filho.


Gabinete do Deputado Gilberto Cattani


Associadas


Galeria de Imagens


Relacionadas


Galeria de Imagens