Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 20 de maio de 2022 13h45


PEQUENOS PRODUTORES

Botelho viabiliza poços artesianos para comunidades de Barra do Bugres

Fomento à agricultura familiar, calcário e regularização fundiária também constam nas ações

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Poço construído na comunidade João e Maria

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Poço construído na área da Escola Rural da Comunidade Buriti Fundo

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Pequenos produtores passam a ter água potável próximo de suas terras

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Situada no sudoeste mato-grossense, Barra do Bugres se fortalece rumo ao desenvolvimento, com investimentos em todos os setores essenciais. Uma das novidades é a perfuração de poços artesianos nas comunidades rurais, que reascende a esperança dos pequenos produtores, que passam a ter água potável mais próximo de suas propriedades, graças ao trabalho que o deputado Eduardo Botelho (União), presidente da Assembleia Legislativa, está desenvolvendo em parceria com a Companhia Mato-grossense de Mineração - Metamat.

Outra parceria que avança é com o Instituto de Terras de Mato Grosso – Intermat, que trabalha pela regularização e entrega das escrituras dos lotes dos pequenos produtores. Além de indicações de recursos para fomentar a agricultura familiar, inclusive, com a aquisição de um espaço adequado para a comercialização desses produtos.

O benefício já é realidade para os moradores das comunidades João e Maria e Buriti Fundo. Dessa forma, a vida segue melhorando dia após dia, conforme explicou Silmara Oliveira da Cruz, presidente da Associação de Moradores da Comunidade João e Maria, onde o poço já está pronto para atender as 95 famílias, que passam a ter condições de melhorar a pequena produção.

“Venho agradecer o nosso deputado Eduardo Botelho por ter feito pela nossa comunidade. Aqui temos muita falta d´água, ano passado nossas famílias enfrentaram muita seca, gado e plantações morreram. Agora, com esse poço que o deputado fez para nós vai suprir nossas necessidades e na renda também porque nossos produtores dependem de irrigação para a plantação e trato dos animais. Aqui, plantamos jiló, quiabo, hortaliças, criamos galinhas, gado. É de onde tiramos nosso sustento. Agradeço em nome da nossa comunidade por essa ação, por ter pensando e ouvido o nosso clamor”, disse Silmara.

O pequeno produtor José Nildo, morador dessa mesma comunidade, está satisfeito com o benefício e aproveitou para reivindicar mais investimentos. “Estamos muito contentes com o poço porque passamos por muita dificuldade e o nosso deputado ajudou fazendo o poço e agora vamos ter água em abundância. Também peço ao deputado para nos ajudar com a instalação de placa solar para funcionamento da bomba de água, aí ficará muito bom para nós. E poderemos melhorar, ainda mais, a plantação de quiabo, banana, abóbora, mandioca, maxixe, porque para isso dependemos da água”.  

Essa é a mesma alegria para os moradores da Comunidade Buriti Fundo, onde o poço entrará em funcionamento nos próximos dias, melhorando a vida das 80 famílias que moram no local. Erculano Domingos de Araújo é o presidente da Associação dos Moradores e está contente com o empreendimento construído no terreno da Escola Rural Boa Esperança.  

“Estamos felizes e esperamos também conseguir a regularização fundiária e a placa solar para ajudar a comunidade com energia para o funcionamento da bomba de água. Aqui a maioria trabalha nas fazendas porque não tem condições de investir na terra. Agora, com a água, a nossa vida começa a melhorar. E, recebendo a escritura da nossa terra teremos condições de pegar um financiamento para investir”, explicou Araújo.

Secretário de Agricultura de Barra do Bugres, José Carlos Sales disse que os poços representam melhor qualidade de vida às comunidades, inclusive, Botelho já trabalha pela perfuração de poços nas comunidades Água Doce, Bauxis, Assari, Vão Grande, Associação Cultural Barrence e Aldeia Vale do Rio Bugre, no território Mutina.  

E destacou outro projeto para ajudar a agricultura familiar. “Temos um projeto encaminhado com o deputado que é a construção de um ponto comercial para atender a agricultura familiar, onde os produtores poderão expor suas mercadorias e vender. Também aqui no Buriti Fundo o deputado trabalha a regularização fundiária. São várias as emendas dele e somos muito gratos. Uma delas é a motoniveladora que o deputado Botelho nos entregou e já está ajudando nossas comunidades na recuperação das estradas”, informou o secretário Sales.  

“O deputado Botelho é um grande parceiro do município. Somente para a agricultura familiar vieram 300 toneladas de calcário, além da máquina e da perfuração dos poços que ajudam muito as nossas comunidades”, destacou o vereador Nei da Saúde (MDB).

“Tem sido muito amigo nosso, um companheirão!”, afirmou o ex-prefeito da cidade, Raimundo Nonato.

O deputado também propôs a revitalização do espaço da feira livre na Avenida das Nações; implantação de um abatedouro de frango; patrulha rural da Polícia Militar e patrulha mecanizada.


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760