Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 24 de maio de 2022 14h46


INCLUSÃO

Em reunião na Fiemt, João Batista discute inserção de jovens no mercado de trabalho

O parlamentar reforçou a importância da interação entre o poder público e a sociedade civil para criação de oportunidades trabalhistas

LUCIENE LINS / Gabinete do deputado João Batista



O deputado João Batista relata a importância social da reunião, que apontou dados técnicos visando aperfeiçoar profissionalmente os jovens para que tenham melhores oportunidades de emprego

Foto: LUCIENE LINS / Assessoria de Gabinete

Foto: LUCIENE LINS / Assessoria de Gabinete

A inserção dos jovens no mercado de trabalho e a mão de obra qualificada foram alguns dos temas discutidos durante reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (23), entre o deputado estadual João Batista do Sindspen (PP), o deputado federal Neri Geller (PP), a senadora Margareth Buzetti, e o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Gustavo de Oliveira, além de representantes do setor industrial. 

Em suas redes sociais, João Batista publicou um vídeo onde relata a importância social da reunião, que apontou dados técnicos visando aperfeiçoar profissionalmente os jovens para que tenham melhores oportunidades de emprego e consequentemente maior subsistência financeira.

“Nós temos um problema grave dentro do Estado de Mato Grosso, que é a atuação de facções criminosas, que na maioria das vezes acabam cooptando aqueles jovens que não têm uma oportunidade no mercado de trabalho. Por isso, pautas como essas precisam ser discutidas de forma ampla. Precisamos atuar com políticas públicas de incentivo para esse público, garantindo a qualificação, principalmente daqueles jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, evitando assim a inserção deles no mundo da criminalidade”, comentou o deputado.

O parlamentar reforçou ainda que fomentar a política de criação de postos de trabalho para jovens inexperientes, oferecendo a eles a oportunidade do primeiro emprego, é uma obrigação do poder público. “Ações conjuntas entre os poderes em todas as esferas governamentais e a sociedade civil organizada, são fundamentais para isso”, concluiu.

Jovens desempregados - A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada no primeiro trimestre de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o impacto maior do desemprego na população brasileira está entre a classe mais jovem, com idade entre 18 a 29 anos. O índice chega a 22,8%, ou seja, de cada dez jovens hoje no país, dois estão sem emprego. Ao todo, são mais de sete milhões de brasileiros sem uma oportunidade no mercado de trabalho. 

A pesquisa mostra também, que o Brasil tem a menor taxa de jovens que saem do ensino médio e que pretendem concluir o ensino superior. A desocupação entre as pessoas com ensino médio incompleto atingiu 18,3%, percentual maior do que as taxas dos demais níveis de instrução. No grupo de pessoas com nível superior incompleto, a taxa ficou em 11,9%. É mais que o dobro da registrada para o nível superior completo, que chegou a 5,6%.


Gabinete do deputado João Batista