Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 9 de janeiro de 2019 16h05


TRANSPARÊNCIA

Maluf lembra importância do agronegócio e defende amplo debate na ALMT

O parlamentar participou de reunião com o governador Mauro Mendes e demais deputados estaduais na manhã desta quarta-feira (9)

RENATA NEVES / Gabinete do deputado Guilherme Maluf



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), defendeu, nesta quarta-feira (9), que a proposta do governo do estado para unificação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) 1 e 2 seja amplamente debatida com o segmento antes de ser votada na Casa de Leis.

O parlamentar afirma que o diálogo é essencial e lembra que o setor do agronegócio já contribui muito com o estado. “Acho que esse é um ponto delicado. Isso tem que ser feito em parceria com o agronegócio, que hoje é um pilar importantíssimo do nosso PIB e da nossa economia”, disse, após reunião com o governador Mauro Mendes, realizada nesta manhã no Palácio Paiaguás.

Guilherme Maluf também elogiou a proposta de Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, que será encaminhada juntamente com outros projetos à Assembleia Legislativa. “O governador foi corajoso nesse sentido. Ele não pode de forma alguma, se for aprovado esse projeto, gerar expectativa, por exemplo, de reajuste salarial. Isso tem que ser resolvido no governo dele”, avaliou.

Análise dos projetos

Embora compreenda a importância dos projetos para melhoria das finanças do estado, Maluf lembra que os parlamentares devem analisá-los com atenção.

“Ele [o governador] não vai conseguir uma aprovação rápida, até porque são matérias extremamente delicadas e precisamos estudá-las e debatê-las. Nós entendemos as dificuldades que o estado enfrenta, mas esse é o papel da Assembleia e não pode ser anulado. Temos o compromisso de analisar as propostas o mais rápido possível, mas eu não posso tirar a função do Legislativo de analisar e apresentar emendas. Esse debate democrático tem que acontecer para validar isso”, frisou.

Extinção de empresas

A extinção de seis empresas públicas, anunciada pelo governador, é outro item que desperta preocupação, na avaliação do deputado. “Cada ação que o governo vai tomar precisa ser discutida em separado com a Assembleia. Temos responsabilidade de saber o que vai acontecer com os servidores, para onde eles vão e quais os projetos do governo, afinal você extingue a empresa, mas não extingue seu conteúdo, então isso também tem que ser debatido com os deputados”, observou.

Segundo o governador Mauro Mendes, os projetos que serão encaminhados ainda nesta semana à Assembleia Legislativa visam contribuir para o reequilíbrio financeiro do estado, que atualmente possui dívidas na ordem de R$ 3,9 bilhões.


Gabinete do deputado Guilherme Maluf

Telefone: (65) 3313-6980


Associadas


Galeria de Imagens