Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 16h41


CIDADANIA

Sábado Social atende moradores do distrito de Água Fria em Chapada dos Guimarães

A 7ª edição do projeto aconteceu na Escola Estadual do Campo São José

EDUARDO RICCI / Gabinete do deputado Guilherme Maluf



Foto: Fablício Rodrigues

Centenas de moradores do distrito de Àgua Fria, em Chapada dos Guimarães, tiveram um fim de semana diferente. Pela primeira vez, a comunidade que reúne aproximadamente 3,5 mil pessoas foi beneficiada com a presença de um projeto social. A 7ª edição do projeto Sábado Social, iniciativa do deputado Guilherme Maluf (PSDB), ofereceu serviços gratuitos de saúde, beleza, cidadania e utilidade pública aos cidadãos.  O evento aconteceu na Escola Estadual do Campo São José, reformada em 2016 pelo governo do estado, que atende hoje 550 alunos. 

“Esta foi a primeira vez que visitamos uma localidade fora da grande Cuiabá e priorizamos a zona rural de Chapada dos Guimarães, onde residem e trabalham milhares de cidadãos. Levamos serviços que facilitam a vida destas pessoas como a confecção de documentos no próprio local, serviços de saúde e orientações jurídicas. Estamos dando a nossa contribuição com a prestação desses serviços e conhecendo de perto as principais demandas dos cidadãos”, disse o deputado Guilherme Maluf.

As principais necessidades dos moradores e lideranças comunitárias foram discutidas durante reunião ampliada com a participação da prefeita de Chapada, Thelma de Oliveira, dos vereadores Joair Siqueira (PMDB) e Manoel Maria Albernaz Neto (Netinho - DEM), secretários municipais e a equipe de técnicos do gabinete do deputado. Ali foram discutidas e encaminhadas soluções para as principais reivindicações dos moradores do distrito e de localidades circunvizinhas.

Além da conclusão do asfaltamento da MT-020, ligando o distrito à MT-251 (do distrito ao lago de Manso o asfalto já foi implantado), a principal reivindicação é o sinal de telefonia e internet, que deve ser viabilizado através de requerimento ao Ministério das Comunicações.  Outra reivindicação, dessa vez da comunidade escolar, foi a reforma e cobertura da quadra de esportes da escola São José, que deve ser viabilizada via emenda parlamentar.

A prefeita Thelma de Oliveira agradeceu a iniciativa do deputado Guilherme Maluf em levar serviços importantes ao distrito. "A prefeitura não consegue, sozinha, atender todas as necessidades dos cidadãos, especialmente os da zona rural. Daí a importânia deste projeto que, além de trazer serviços de saúde e cidadania, oportuniza que a comunidade apresente suas reivindicações, suas  necessidades mais prementes", disse a prefeita.

Serviços gratuitos

Nesta edição, o Sábado Social ofertou 30 tipos de serviços e atendimentos gratuitos à população nas áreas de saúde, cidadania, utilidade pública, beleza, empreendedorismo e assistência social. A comunidade recebeu serviços de vacinação (hepatite B, tétano e gripe); aferição de pressão e glicemia (prevenção de hipertensão e diabetes); exames de vista, atendimentos de fisioterapia, orientações sobre o autoexame da mama, nutrição e saúde bucal e vacinação animal (anti-rábica).

Como estímulo ao empreendedorismo, foram disponibilizadas oficinas de confecção de material reciclável, de pipas, guirlandas de Natal, tapetes, salgados, cookies e bonecas de EVA. Na área de embelezamento, corte de cabelo e design de sobrancelha. 

Nesta edição, uma novidade de grande alcance social. Três moradoras do distrito atendidas com serviços de embelezamento decidiram doar seus cabelos ao MT Mamma, entidade que auxilia pacientes com câncer. Maria Dirce Dias de Oliveira, Elsine Lima da Silva e Tatiana de Lima fizeram a doação, num gesto importante de solidariedade.

Entre os serviços de utilizade pública, o Sábado Social levou consultas jurídicas e sobre direitos do consumidor e Previdência; cadastramento do Bolsa Família e emissão de carteiras de trabalho e RG (Identidade) e Cartão SUS. Para as crianças foi oferecido o Espaço Kids (recreação e atividades infantis), além de exposição educativa de documentos do Instituto Memória da AL/MT.

O projeto Sábado Social é uma iniciativa do deputado estadual Guilherme Maluf e realização da Assembleia Legislativa, com o apoio dos seguintes parceiros: Unic, Instituto Caixeta, Hospital Santa Rosa, Prefeitura de Cuiabá, Ótica Seu Filó, Rotary, QualyCare, Instituto Ação Verde, Policia Militar de MT, Instituto Memória ALMT, Energisa e MT Desenvolve.

A próxima edição do Sábado Social será no próximo dia 17 no bairro da Manga em Várzea Grande.


Gabinete do deputado Guilherme Maluf

Telefone: (65) 3313-6980


Associadas


Galeria de Imagens