Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 11h51


INFRAESTRUTURA

Após articulação de Mauro Savi, governador autoriza construção de ponte em Alto Araguaia

A obra é referente à construção da ponte de alvenaria de 40 metros sobre o Rio Ariranha, na MU-71, zona rural do município

Fernanda Leite / Gabinete do deputado Mauro Savi



Foto: Karen Malagoli / Secretaria de Comunicação Social

O governador Pedro Taques (PSDB) autorizou nesta quarta-feira (13) a construção da ponte de alvenaria de 40 metros sobre o Rio Ariranha, na MU-71, zona rural do município. A notícia foi dada após uma reunião entre o chefe do Executivo com o deputado estadual Mauro Savi, prefeito Gustavo Melo e o Movimento Pró-Logística Ariranha, de Alto Araguaia.

“Sei da importância desta ponte e, por isso, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) irá colocar esta demanda na prioridade para a conclusão no primeiro semestre de 2018”, confirmou o governador. 

O deputado Mauro Savi expôs a importância da construção da ponte que irá impactar na economia local. “A região do Ariranha abriga propriedades com grande potencial na criação de animais e no cultivo. Conhecemos de perto as dificuldades do produtor. Atualmente, um produtor percorre 130 km por um trecho que poderia ser de 60 km”, explicou o parlamentar, que agradeceu o empenho do chefe do Executivo.

O segundo passo para iniciar a construção da ponte é a prefeitura realizar o projeto para que o governo licite e dê a ordem de serviço. “A prefeitura já está com o projeto em andamento e em janeiro entregaremos na Sinfra e iremos aguardar também o licenciamento ambiental. Agradeço ao Sindicato Rural, governador Pedro Taques, deputado Mauro Savi e todos os vereadores parceiros. Nosso sonho vai se tornar realidade”, disse Gustavo.

Produtores expõem dificuldades

Alguns produtores relataram ao governador as dificuldades enfrentadas hoje para transportar gados e outras produções. O pecuarista José Rodrigues Junior lembrou que ele e outros produtores da região sempre contribuíram com o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Sou produtor pago o Fundo e não tenho como tirar o gado de lá. Estamos sofrendo e tenho que tocar o boi gordo por uns 40 km para embarcar em um caminhão. Nesse percurso eu perco um arroba por boi. A região tem capacidade de produção, mas falta logística”, desabafou.

Presidente do Sindicato Rural de Alto Araguaia, João de Freitas destaca que a ponte irá impactar diretamente na economia da região. “Mudará a qualidade dos produtores. Hoje é impossível o escoamento de transporte de bois na cidade. Esta ponte irá dar dignidade aos produtores”, disse.

O diretor do Sindicato Rural, o produtor Jackson Niedermeier agradeceu o governador e ressaltou a importância da obra. “A ponte contempla uma região que está na inercia e mal aproveitada. O pouco que hoje produz já pensa em deixar o Estado e ir para Mato Grosso do Sul. Temos aqui uma área expressiva e produtiva, mas sem condições de acesso. É um corredor hídrico com maior facilidade de manutenção”, pontuou.


Gabinete do deputado Mauro Savi

Telefone: (65) 3313-6536