Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 29 de novembro de 2017 20h11


EDUCAÇÃO

Deputado viabiliza reforma e construção de escolas em Querência

O parlamentar também irá viabilizar recursos para instalação de placas solares para geração de energia nas tribos

Fernanda Leite / Gabinete do deputado Mauro Savi



Foto: JLSiqueira / Secretaria de Comunicação Social

O deputado estadual Mauro Savi (PSB) viabilizou nesta quarta-feira (19), junto ao secretário de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, a construção e reforma de escolas no município de Querência (973 km distante da Capital). As unidade de ensino que passarão por reforma são: Escola Estadual Querência e Escola Estadual 19 de Dezembro.  

Mauro Savi, juntamente com o prefeito de Querência Fernando Gorgen, solicitaram ao secretário Marrafon a construção da Escola Estadual 20 de Março e também a construção de duas escolas nas aldeias indígenas, uma na Kaiabi (Ilha Grande) e outra em Ngojhwere (Polo Wawi). “É desenvolvimento de políticas de infraestrutura escolar específica para as comunidades indígenas do Xingu, que resultará na melhoria da qualidade da educação. Já na cidade, há anos a população vem clamando por reformas nas escolas”, avaliou Mauro.

O prefeito Fernando Gorgen, lembra que  é uma grande conquista para Querência. “O resultado da reforma dessas escolas são professores constantes e os alunos com mais ânimo para estudar. Quanto à construção nas aldeias, é um pedido antigo dos povos indígenas, e agora, com a ajuda do deputado Mauro Savi e do governo do estado, será possível tirar este sonho do papel”, agradeceu.

Projeto placa solar – O deputado Mauro Savi recebeu pedidos de vários povos indígenas que solicitaram ao parlamentar a instalação de placas solares de geração de energia nas aldeias. O deputado ressalta que irá em busca de recursos no Ministério de Minas e Energia (MME) e também estuda a possibilidade de encaminhamento de emenda parlamentar do próximo ano para implantação do sistema de captação de energia.

  


Gabinete do deputado Mauro Savi

Telefone: (65) 3313-6536