Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 15 de março de 2018 16h24


INDICAÇÃO

Zé Domingos reivindica móveis hospitalares para as UBS de Sorriso

Devido à grande demanda, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com as poltronas hospitalares reclináveis sucateadas

Marisol França / Gabinete do Deputado Zé Domingos Fraga



Zé Domingos busca móveis hospitalares para UBS

Foto: JLSiqueira / Secretaria de Comunicação Social

O deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) é autor de uma indicação encaminhada à Secretaria de Estado de Saúde (SES)  para aquisição de 20 poltronas hospitalares reclináveis de soroterapia, a serem utilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Sorriso. A população sofre com problemas ligados à área de saúde, dentre eles a falta de equipamentos para terapia. 

Segundo Zé Domingos, as unidades básicas de saúde da família (UBS) é o primeiro acesso ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede de atenção básica, ofertando consultas, vacinas, curativos, urgências de baixa complexidade, atendimento odontológico, prevenção e orientação.

“A necessidade dessa aquisição vem do fato do município de Sorriso ter uma grande demanda na procura de atendimento médico, principalmente por moradores das zonas rurais e proximidades, como os de Vera, Feliz Natal, Itanhangá e outros, que acabam se deslocando e superlotando as unidades”, explica Zé Domingos.

Vale ressaltar que, segundo a Portaria nº 2048 de 05/11/2002, do Ministério da Saúde, “são urgências de baixa complexidade: crises hipertensivas, pacientes diabéticas, pacientes portadores de dor aguda ou crônica, cardiopatas, portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica, mulheres em acompanhamento ginecológico e/ou obstétrico, crianças em programa de puericultura, diarreias, vômitos, febre e urgências sangrentas”, sendo essencial um local apropriado para estes atendimentos.

“A saúde é direito de todos e os problemas não são somente do município de Sorriso, mas de todo o Brasil. Estou trabalhando para garantir o melhor para toda a população mato-grossense”, finaliza Zé Domingos.


Gabinete do Deputado Zé Domingos Fraga

Telefone: (65) 3313-6950