Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 6 de novembro de 2018 16h44


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

José Domingos propõe gestão de dois anos no Imac após sabatina da AL

A instituição, primeira do Brasil e sexta do mundo, foi criada em 2016 exclusivamente para mediar interessados na cadeia bovina

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado José Domingos Fraga (PSD) é autor do Projeto de Lei nº 297/2018 (http://www.al.mt.gov.br), que altera o art. 5º da Lei n.º 10.370, de 12 de fevereiro de 2016 - que autoriza o Poder Executivo a instituir serviço social autônomo denominado Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). A mudança sugerida no projeto determina que o presidente e os membros da diretoria executiva do Imac sejam nomeados pelo governador do estado para cumprir mandatos de dois anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, e aprovação da Assembleia Legislativa. 

“Esse projeto tem por objetivo estabelecer novo procedimento para a escolha e nomeação do presidente e membros da diretoria executiva do Imac mediante sabatina e aprovação dos deputados”, afirmou o parlamentar.

Imac – A instituição, criada em 2016, foi a primeira do Brasil e sexta do mundo. Surgiu com o objetivo de integrar pecuaristas, frigoríficos e governo do estado de Mato Grosso. Atua em quatro frentes: padronização e tipificação da carcaça; promoção e marketing da carne; orientação ao consumidor e ajuda na criação de produtos; garantia de origem e sistema de balança.

Conforme dados da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o estado possui o maior rebanho bovino do Brasil, estimado em 30 milhões de cabeças, e também saiu na frente ao lançar selo “Carne de Mato Grosso”, que atesta a qualidade do produto. Ainda durante o evento, foi apresentada a embalagem que padroniza a carne mato-grossense para exportação.

O Imac contará com um Sistema Eletrônico de Informação das Indústrias de Carne (Seiic), que facilita o controle sobre a produção, tanto pelos frigoríficos quanto pelos produtores, além de beneficiar o consumidor, que terá garantida a segurança alimentar do produto.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com