Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017 16h06


AGRICULTURA FAMILIAR

FPS apresenta propostas para desenvolver a suinocultura em Tangará da Serra

Frente Parlamentar da Suinocultura apresentou propostas a pequenos produtores para o desenvolvimento da atividade no município.

ARI MIRANDA / Gabinete do Deputado Zeca Viana



Foto: ARI MIRANDA

Com a proposta de fortalecer a produção de suínos na agricultura familiar, a equipe da Frente Parlamentar da Suinocultura (FPS) participou na noite de quarta-feira (13), de uma reunião com produtores rurais da cidade de Tangará da Serra (250 Km de Cuiabá) para discutir a implantação de um Programa de Capacitação de Pequenos Produtores de Suínos no município. 

O evento contou com a presença de pequenos criadores, entusiastas e interessados no fortalecimento da suinocultura. Para o coordenador-geral da FPS, deputado Zeca Viana (PDT-MT), pequenos produtores de todo o estado têm visto na suinocultura uma nova fonte de renda para suas famílias, mostrando que o estado tem plenas condições de ocupar posições de destaque no mercado.

“É muito bom ver a participação ativa e o interesse dos pequenos produtores do nosso estado, que assim como nós da Frente Parlamentar da Suinocultura queremos produzir animais com qualidade e boas práticas, garantindo assim o melhor para as famílias mato-grossenses, a economia do estado, bem como elevar Mato Grosso à liderança nacional da produção de carne suína”, disse Zeca.

O pesquisador e consultor técnico da frente parlamentar, Dr. Leôncio Pinheiro, destacou a importância de debates sobre o setor suinícola e a importância da capacitação. “Este é mais um passo importante para a tecnificação da suinocultura em Mato Grosso. Queremos que os produtores do estado ofereçam animais com um padrão de genética e carcaça de alta qualidade, seja para abastecimento do mercado local ou nacional. Não só isso, mas também o manejo correto dos rejeitos da produção, com a geração de energia limpa através da biodigestão e compostagem deste material”, afirmou.

Silvio Sommavilla, membro-fundador da Agência de Desenvolvimento de Tangará da Serra (ADT), ressaltou que a participação popular e dos poderes Legislativo e Executivo nas discussões é fundamental para creditar e dar celeridade ao processo de fortalecimento da suinocultura em Tangará e região.

“Nosso município já foi um dos grandes produtores de suínos do estado. Hoje, 95% da carne suína consumida aqui vêm de municípios das regiões sul e norte do estado. Temos plenas condições de implantarmos a suinocultura como nova fonte de renda, e essa reunião é o ‘embrião’ do projeto para prepararmos os pequenos produtores do nosso município, aquecermos a economia regional e recolocarmos Tangará da Serra no cenário da produção de suínos de Mato Grosso, oferecendo animais para cria, recria e abate com alto padrão de qualidade”, concluiu.


Gabinete do Deputado Zeca Viana

Telefone: (65) 3313-6603