Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 2 de agosto de 2018 16h50


AGRONEGÓCIO

Frente Parlamentar e UFMT realizarão seminário sobre nanotecnologia na agricultura

1º MT NanoAgro apresentará aos produtores novas ideias sobre os impactos da nanotecnologia aplicada à produção de grãos em MT

ARI MIRANDA / Gabinete do Deputado Zeca Viana



Deputado destaca importância do estudo e pesquisas sobre nanotecnologia para o agronegócio

Foto: ARI MIRANDA e GABRIEL SOARES ROSCETE BARBOSA

Com o objetivo de implantar novas tecnologias voltadas para o agronegócio, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Frente Parlamentar do Agronegócio, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizará em Cuiabá o I Seminário Mato-grossense de Nanotecnologia na Agricultura, o MT NanoAgro.

O evento ocorrerá na próxima terça-feira (7), às 9h, no Teatro Zulmira Canavarros, e discutirá temas como o uso de nanopesticidas e nanofertilizantes como forma de otimizar o uso de insumos agrícolas e reduzir seus impactos ao meio ambiente, além do uso de biosensores na agricultura de precisão.

O coordenador-geral da Frente Parlamentar do Agronegócio, deputado Zeca Viana (PDT), falou sobre a importância da parceria com a UFMT, enfatizando que o MT NanoAgro foi desenvolvido com a proposta de melhorar e tecnificar a produção de grãos em Mato Grosso. “A parceria com a Universidade Federal é fundamental para a realização de estudos e para a difusão de novas ideias entre produtores e profissionais do agronegócio sobre a importância e os impactos positivos da nanotecnologia no setor. Ou seja, queremos mostrar aos produtores que eles podem sim produzir com mais qualidade e baixo custo”, disse o parlamentar.

O pesquisador e consultor técnico da Frente Parlamentar do Agronegócio, professor Leôncio Pinheiro, explicou que a nanotecnologia é algo bem presente no dia a dia das pessoas. “Muitos produtos que consumimos, como sabonetes, detergentes, queijos e maionese, têm elementos nanotecnológicos em sua composição. Com a nanotecnologia aplicada à agricultura, podemos diminuir o uso de insumos e termos maior aproveitamento deles, gerando redução de custos na produção e diminuição dos impactos ao meio ambiente”, concluiu.

O evento se estenderá durante todo o dia e contará com palestras de profissionais especializados da área. As inscrições para o I MT NanoAgro estão abertas e podem ser efetuadas no site redemtnanoagro.com.br.


Gabinete do Deputado Zeca Viana

Telefone: (65) 3313-6603


Associadas


Vídeos