Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 28 de setembro de 2017 14h39


FISCALIZAÇÃO

Zeca denuncia abandono e cobra reforma da Escola Estadual Miguel Borges

Sem ventilação adequada nas salas construídas em madeira e eternit, alunos precisam assistir aulas embaixo das árvores

GABRIEL SOARES / ASSESSORIA DE GABINETE



Zeca Viana cobra reforma da Escola Estadual Miguel Borges (Foto: GABRIEL SOARES / Assessoria de gabinete)

Cerca de 350 estudantes da rede pública estadual enfrentam situação de calamidade para poder estudar na Escola Estadual Miguel Gonçalves Borges, em Canabrava do Norte, denunciou o deputado Zeca Viana (PDT-MT) nesta quarta-feira (27). “Existe uma escola no distrito de Primaverinha que envergonha qualquer cidadão brasileiro. Uma escola de madeira, que não tem condições nenhuma de ter um ser humano ali, que é pior do que muitos galinheiros e que existem”, disse.

Localizada no distrito de Primavera do Fontoura, zona rural de Canabrava do Norte, a unidade escolar foi construída em madeira com cobertura de telhas de amianto e não recebe reformas há mais de 25 anos. A situação de abandono foi criticada pelo vice-prefeito Luizão da Primavera (PDT), que mora na comunidade desde 1992.

“A escola tá caindo. Ainda não caiu porque tem pais, junto com os profissionais da educação, que se reúnem e ajudam a manter em pé e funcionando. Mas a qualquer momento pode cair. Eu vim para cá,em 1992, e ela está aí até hoje sem receber nenhuma reforma. Quem fez alguma melhoria foram os pais, preocupados com seus filhos”, conta o vice-prefeito.

Conforme relato do secretário de Educação do município, professor Wilton Santos, o município suspendeu as aulas no período da tarde porque não havia condições de manter as crianças na sala devido ao calor extremo. Já durante o período da manhã, os alunos estudam metade do turno embaixo das árvores, pois falta até ventilação nas salas de aula.

“Quando chega a partir das 9 horas, que os alunos retornam do recreio, tem que ir para debaixo das árvores porque ninguém suporta o calor embaixo daquelas telhas ali. Os alunos estão tendo aula fora da sala, debaixo das árvores, porque não resistem ao calor. É inaceitável isso aí, afeta diretamente a aprendizagem das nossas crianças”, conta Wilton, que foi professor na Escola Miguel Borges durante 10 anos.

A situação já foi denunciada pelo deputado Zeca Viana em setembro do ano passado, durante outra visita ao distrito de Primavera do Fontoura. O secretário Wilton conta que também já conversou pessoalmente com o secretário de Estado de Educação Marco Marrafon, que prometeu a construção das salas de aula que faltam, mas ainda não cumpriu.

Zeca Viana cobra reforma da Escola Estadual Miguel Borges (Foto: GABRIEL SOARES / Assessoria de gabinete)

“A gente está em constante cobrança junto à Seduc e o secretário Marrafon. Esse ano estive com ele em Confresa, abordamos esse assunto e ele garantiu que em setembro iniciariam as obras em um espaço que a prefeitura já doou para o Estado construir as salas de aula que faltam, mas até hoje está só em promessas”, lamenta.

Para Zeca Viana, a situação precisa ser resolvida com urgência. O parlamentar não descarta ajuizar uma ação no Ministério Público Estadual (MPE) para garantir que o governo do Estado faça a reforma e construção das salas de aula da Escola Miguel Borges. “Eu gostaria que o secretário Marrafon tomasse uma atitude quanto a essa escola, ou então nós teremos que entrar no Ministério Público, porque é desumana a situação daquela escola”, afirmou o deputado.

A reforma da escola foi objeto de uma indicação que o deputado apresentou nesta quarta-feira (27), endereçada ao secretário Marco Marrafon e ao governador Pedro Taques (PSDB).


Gabinete do Deputado Zeca Viana

Telefone: (65) 3313-6603


Associadas


Imagens