Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 15 de junho de 2018 18h35


POSTURA

AL realiza sessão de homenagem à vida e atuação de Jota Barreto

"Sério, simpático, carismático, sociável e se entregava para as pessoas", destacou o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio

Fernanda Borges Armond / Secretaria de Comunicação Social



Foto: ANGELO VARELA

Por Maria Nascimento Tezolin

A Assembleia Legislativa realizou, em parceria com a Câmara Municipal de Rondonópolis,  na noite da última quinta-feira (14),  sessão de homenagem póstuma ao ex-deputado Hermínio Jota Barreto -  ex-prefeito da cidade e parlamentar estadual por cinco mandatos. Barreto faleceu em um acidente na BR-364, no km 278, em Jaciara, no dia 9 de maio, quando retornava de Cuiabá, onde visitou o Parlamento estadual. A sessão de homenagem reuniu deputados, ex-deputados, familiares e amigos. Além de Barreto, morreu seu cunhado e motorista que conduzia o veículo, Aílton Pereira dos Santos,  o Ita. 

A sessão foi requerida e presidida pelo deputado Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), e atendeu a uma indicação do vereador de Rondonópolis, Juary Miranda (SD). Nininho disse ser importante que se faça um resgate de todo o trabalho desempenhado por J. Barreto na cidade e no Parlamento, e destacou a seriedade e carisma com que Barreto conduzia a vida.  Para isso, durante a sessão, foi apresentado um vídeo produzido pela TV Assembleia sobre a vida e atuação do ex-deputado, mostrando imagens de sua vida nos âmbitos político e pessoal. 

O vereador Juary Miranda, autor da indicação da sessão, disse que ficará gravado em sua memória a forma como o ex-deputado conduzia a vida, destacou a lealdade e amizades do ex-deputado e revelou seu lado "parceiro de todas as horas".  “Eu mesmo vivi um momento difícil de perda de um familiar e Barreto esteve ao meu lado, sendo um amigo”, revelou. Para Juary “ Rondonópolis perdeu um de seus maiores defensores, um político que muito lutou e fez pela cidade. Todos perdem um amigo leal”.

Emocionado, o filho do deputado, o jovem Eder Barreto, disse que perdeu duas pessoas, duas referências. Ele falou do contato que tinha com o tio Ita e da admiração que nutria por ele. “Era meu ídolo e uma pessoa de luz, que transformava em alegria os lugares em que aparecia", destacou. Sobre o pai, falou do orgulho do homem e do político Barreto, e de sua energia “impressionante’ . Relembrou que o ex-parlamentar veio de Campo Grande (MS) sem recursos e com sua voz conseguiu vencer, se estabelecendo no município. O filho destacou ainda a característica de Barreto em ser carismático e sua natureza que não era de viver só para si, mas para o próximo.  

O deputado Dr. Leonardo (PSD) falou da tristeza do momento, mas também da alegria de ter conhecido ‘um grande homem, político, esportista, radialista, que não só chegou à Assembleia Legislativa, mas à vice-presidência da Casa. "Era atuante, tinha brilhantes projetos, principalmente na área de pavimentação urbana, enfim, várias lembranças nos trazem aqui e nos emocionam. Era um cidadão que vivenciou na integridade a sua cidade e estado, por opção (Barreto era de Mato Grosso do Sul) e deixou seu nome gravado”, destacou Leonardo.

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (SD) lembrou que “Barreto era um orgulho para Rondonópolis e para Mato Grosso, um democrata formidável, que foi eleito sozinho para prefeito  e soube administrar com uma câmara de maioria adversária porque sabia conviver com todos, tinha sentimentos de cidadania e era calmo em momentos sérios. A imagem que tenho dele é sério, e muitas obras que temos em Rondonópolis devemos a ele”, reconheceu, ao citar ainda que o ex-deputado "era simpático, carismático, sociável e que se entregava às pessoas”.

O amigo Zanetti Ferreira, que foi responsável direto pelo ingresso de Jota Barreto na política, estava emocionado e frisou que ele “era homem de respeito e leal. Lembrou que conheceu Barreto ainda muito jovem e percebeu que  era um homem arrojado . Acompanhando sua luta diária, seu trabalho na rádio projetou Barreto com bom desempenho na política, por isso o incentivou e artículou seu ingresso na vida pública.

Edilson Pereira dos Santos, irmão do motorista Ita, disse que o acidente foi muito trágico e deixou todos chocados. Que até o momento a família não acredita. “Ita foi importante para toda a família, era trabalhador e atuava com Barreto há muito tempo. A família acredita que a sessão é importante para lembrar Jota Barreto e Ita, pelos trabalhos que cada um desempenhou”, frisou.

Barreto teve sua trajetória marcada por grandes conquistas. No final da década de 1980 foi eleito prefeito de Rondonópolis e permaneceu na função por quatro anos, sendo inclusive vice-presidente. Foi deputado estadual por cinco legislaturas e permaneceu na Assembleia até 2014.  Jota Barreto era uma figura bastante conhecida na política mato-grossense. Além de ex-deputado e ex-prefeito, foi fiscal da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, na década de 1980. Candidatou-se a deputado federal, em 2014, ficando como suplente, com cerca de 50 mil votos. Também foi jornalista esportivo em Rondonópolis.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens