Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 25 de setembro de 2019 09h48


TRF

Deputado comemora decisão que suspende desocupação em Jarudore

Ondanir Bortolini, que está na Bolívia junto com a comitiva do governador Mauro Mendes, acompanha a situação do distrito desde 2016

VÂNIA NEVES / Gabinete do deputado Nininho



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Nesta quarta-feira (25), o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), juntamente com a vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputada Janaina Riva (MDB), e o primeiro-secretário da ALMT, deputado Max Russi (PSB), comemoraram a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) que determinou a suspensão da desocupação das terras indígenas no distrito de Jarudore, localizadas no município de Poxoréu.

A decisão, que foi publicada pelo TRF nesta terça-feira (24), conforme o parlamentar, atende o desejo dos moradores que vivem no distrito há mais de 70 anos.

“Estamos animados com a decisão, lembrando que não somos contra a tribo Bororó, mas somos a favor da harmonia, já que, nos dias atuais, os povos conseguem viver bem e somar uns com os outros e, juntos, fomentar o desenvolvimento”, destacou Nininho.

Para o deputado, que acompanha a situação desde 2016, quando foi formada uma comissão do distrito, essa decisão é um grande passo. Nininho lembra, no entanto, que a decisão apenas está suspensa.

“Não temos 100% ainda, mas já é um grande avanço. Acredito que com a força dos demais deputados da região e o apoio que temos na Câmara Federal, e a própria compreensão da Justiça, teremos êxito nesta causa”, avaliou o parlamentar.

As declarações do deputado foram feitas diretamente da Bolívia, onde ele participa com a comitiva do governador Mauro Mendes, da cerimônia de assinatura que estabelece as regras que asseguram o restabelecimento do fornecimento de gás para Mato Grosso. A formalização acontece entre a Companhia Mato-Grossense de Gás (MT Gás) e a estatal boliviana Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB), durante a 44ª Feira Internacional de Santa Cruz, a Expocruz.

Nessa mesma ocasião também será assinado um outro acordo. O Termo de Acordo de Sociedade estabelece as diretrizes dos estudos realizados sobre a criação efetiva de uma sociedade para fornecimento do combustível. A intenção é criar uma sociedade entre as estatais para garantir o fortalecimento da cadeia do gás a longo prazo.


Gabinete do deputado Nininho

Telefone: (65) 3313-6320