Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 16 de julho de 2020 07h43


SAÚDE

Deputado Nininho indica ao governo a necessidade de atender a população com exames de tomografia

A medida vai possibilitar o tratamento precoce de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19)

VÂNIA NEVES / Gabinete do deputado Nininho



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Na sessão desta quarta-feira (15), o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, fez uma indicação ao governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, para viabilizar exames de tomografia computadorizada (TC) nas principais unidades de saúde pública, com o objetivo de diagnosticar com precisão o grau de contaminação pulmonar pelo novo coronavírus e, assim,  possibilitar o tratamento precoce da doença.

O parlamentar teve o apoio de outros deputados. Ele defendeu que, com a TC, o sucesso nos tratamentos tende a aumentar. Nininho chegou a relatar a situação que passou há cerca de 40 dias, quando esteve em tratamento contra o vírus.

“Graças a Deus eu não tive sintomas, fiquei isolado e cumpri o protocolo administrado pelo médico cardiologista Dr. Carretoni, só que, antes disso, fiz o teste rápido em quatro laboratórios - três deram negativo e um positivo. O PCR (outro tipo de exame), a mesma coisa . Me isolei e, passado o isolamento, fiz o exame de sorologia, que identificou que eu estava ganhando anticorpos. Mas vejam o tempo, eu fui assintomático, só que muitos óbitos têm ocorrido porque este vírus é letal”, explicou Nininho.

Segundo ele, a demora dos resultados e a dúvida quanto aos sintomas podem ser resolvidas de maneira rápida. “Os exames de laboratório demoram e, quando o paciente chega grave, já chega nas unidades precisando de UTI, em muitos casos não resistem, por isso acredito que a tomografia é o melhor caminho para identificar qualquer sinal no pulmão e começar o protocolo o quanto antes, de maneira precisa”, defendeu.

“Neste cenário, a tomografia computadorizada tem se mostrado uma aliada fundamental dos profissionais da saúde e dos pacientes, pois os resultados podem contribuir de forma determinante no direcionamento precoce da conduta médica dos pacientes. Estudos feitos em pacientes com comprovação laboratorial para Covid-19, as imagens de tomografia demonstraram características de lesões pulmonares bastante específicas para esta doença", diz trecho da indicação.

Outro ponto que o deputado alertou é para a economia. “A conta é simples, quanto custa uma diária de UTI e quanto custa uma tomografia? O estado e os municípios polos têm condições de atender a população com este exame, se preciso, até adquirir mais equipamentos e contratar profissionais, mas precisamos salvar vidas”, reforçou o parlamentar.


Gabinete do deputado Nininho

Telefone: (65) 3313-6320