Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 10 de novembro de 2017 17h30


MIRASSOL D'OESTE

Deputado Nininho participa da reinauguração da planta frigorífica Minerva

“Eu estou muito feliz por comemorar este momento tão especial desta empresa, mas estou ainda mais realizado por ver a satisfação dos colaboradores de volta às atividades profissionais”, declarou Nininho

VÂNIA NEVES / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Em Mirassol D’Oeste, deputado Nininho participa da reinauguração da planta frigorífica Minerva (Foto: Vânia Neves/Assessoria de gabinete)

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) e contou com a presença do governador em exercício, Carlos Fávaro (PSD), o sócio-proprietário e fundador Ibar Vilela e o diretor administrativo Roberto Almeida, além de autoridades e colaboradores. A planta Minerva, que pertence à companhia Minerva Foods, esteve fechado por dois anos, devido à concentração de mercado no estado, e há pouco mais de três meses retomou as atividades.

A companhia Minerva, atualmente, é a segunda maior exportadora de carne e a maior exportadora de gado vivo do Brasil, com um crescimento médio de 39% ao ano desde 2001. No Brasil, a planta frigorífica abate cerca de 10.000 cabeças de bois/dia, sendo que 70% são exportados e 30% comercializados no mercado interno.

Em 2015, quando a planta frigorífica foi desativada em Mirassol D’Oeste, cerca de 1.000 colaboradores foram demitidos. A situação do frigorífico tornou-se objeto de análise na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos, tendo a primeira reunião especial realizada no município.

“Todos têm conhecimento que em Mato Grosso o grupo JBS instalou o caos no segmento com a concentração de mercado. Como presidente da CPI, posso afirmar que a atuação e o comprometimento dos membros da comissão foram determinantes para o sucesso dos trabalhos, e hoje, somente em Mato Grosso, aproximadamente sete plantas já retomaram as atividades, a exemplo da planta Minerva”, lembrou deputado Nininho.

Atualmente, a companhia emprega exatamente 890 colaboradores de maneira direta, o número de abate chega a 1.000 bois/dia. Para o fundador da empresa, Ibar Vilela, ver a planta em atividade é a conquista de um projeto desafiador. Segundo ele, as dificuldades do mercado brasileiro às vezes impedem o desenvolvimento, mas ele disse ainda acreditar que existe oportunidade para bons negócios.

“Estou muito feliz com essa reinauguração, e poder compartilhar deste momento com nossos colaboradores, com a presença do governador Carlos Fávaro e com o deputado Nininho, que muito contribuíram para o retorno das atividades desta planta, além dos pecuaristas que acreditam em nosso trabalho e fornecem animais de qualidade, de fato é um momento de celebração. Durante dois anos, paralisamos as atividades devido à pressão do mercado, mas graças ao esforço do grupo e das autoridades estamos de volta”, comemorou Ibar Vilela.

Também participaram do evento, o assessor do Ministério de Ciências e Tecnologia José Augusto Curvo (PSD), Tampinha, secretário de Estado de Ciências e Tecnologia, Domingos Sávio (PSD), e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Lair Mota (PSD).

 

 


Gabinete do deputado Nininho

Telefone: (65) 3313-6320


Associadas


Imagens