Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 24 de outubro de 2018 09h30


SOLENIDADE

Sessão especial homenageia 76 anos do HGU

Cerimônia foi realizada no dia 23 a pedido do deputado Ondanir Bortolini (PSD)

MARIANA SAGGIN e VÂNIA NEVES / Gabinete do deputado Nininho



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Nesta terça-feira (23), o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá completou 76 anos, e para comemorar e homenagear profissionais, colaboradores, médicos e voluntários, uma sessão especial requerida pelo vereador Diego Guimarães (Progressista), com o apoio e participação do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho. A sessão, realizada no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, contou com a presença do deputado federal Adilton Sachetti (PRB), também homenageado, do vereador Abílio (PSC), da presidente do HGU, Flávia Silvestre, familiares e convidados dos homenageados.

Durante a cerimônia, o deputado destacou três importantes idealizadores do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, o primeiro nome adotado para a entidade, considerados pilares da fundação: dona Maria de Arruda Müller, Júlio Müller e Dr. Hélio Ponce de Arruda. Inaugurado em 1945 com sete leitos, atualmente, a unidade hospitalar, hoje denominada Hospital Geral Universitário, conta com 234 leitos; sendo 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (adulto) e 16 leitos de UTI Neonatal.

"Tenho conhecimento das dificuldades do HGU, uma entidade filantrópica que conta com o apoio da sociedade, com o trabalho voluntário. Como parlamentar, estou sempre na luta por essa e por outras unidades de saúde do Estado que enfrentam diariamente dificuldades. Os idealizadores do HGU tinham um projeto, e acredito que não imaginavam a dimensão que tomaria, com um único propósito, que é o de salvar vidas", ressaltou o parlamentar.

Nininho também ressaltou sobre a criação de um fundo especial destinado para financiar a reestruturação da saúde, se sancionado, o Fundo Emergencial de Estabilidade Fiscal. "Esse recurso será estendido aos hospitais filantrópicos, até porque entendemos a necessidade, especialmente de hospitais como o HGU, que atende 95% das demandas do Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou Nininho.

"Essas homenagens aos colaboradores, representam muito mais que um reconhecimento, são exemplos de pessoas que se dedicam incansavelmente, são voluntários que lutam dia após dia pelo bem maior que um ser humano pode ter, que é a saúde. É importante ressaltar que o HGU não atende somente a Baixada Cuiabana, mas toda a população do estado sempre que necessário", disse o parlamentar.

"Nós precisamos, sim, dar atenção especial à saúde, em especial aos que mais necessitam. Quero parabenizar a todos os homens e mulheres, que ao longo de suas vidas dedicaram e ainda dedicam às atividades deste tão importante hospital, e dizer que com certeza as pessoas que têm a vocação de fazer o bem e dedicar o tempo aos que mais necessitam com certeza serão recompensados de alguma forma", concluiu.


Gabinete do deputado Nininho

Telefone: (65) 3313-6320