Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 1 de janeiro de 2019 19h42


2019 - 2022

Assembleia Legislativa empossa o governador Mauro Mendes

O ritual na ALMT foi seguido pela transferência da faixa de governador no Palácio Paiaguás e depois pela posse do futuro secretariado.

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) empossou o governador Mauro Mendes (DEM) e o vice-governador Otaviano Pivetta (PDT), na tarde deste 1º de janeiro de 2019. O presidente da Casa de Leis, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), e o primeiro-secretário, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), conduziram a cerimônia no Plenário das Deliberações do Parlamento estadual.

A união entre os poderes em busca de solucionar a crise financeira que o estado atravessa pautou os principais discursos do dia, acompanhados por autoridades e representantes da população mato-grossense. O governador Mauro Mendes destacou que as mudanças tão esperadas para que os serviços públicos atendam à população dependem de esforços não somente do Executivo, mas do Legislativo, Judiciário e dos principais setores da economia de Mato Grosso.

“Presto o meu juramento consciente dos desafios a serem superados nos próximos quatro anos. O Brasil passa por momentos delicados em que a população se mostra cansada, não apenas da velha política, mas da falta de resultados do atual modelo. (...) Nossos desafios serão compartilhados com o Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, empresários e produtores”, destacou o governador Mauro Mendes.

O deputado Eduardo Botelho reiterou o compromisso da ALMT em contribuir com o Poder Executivo em busca de melhorias para o estado. “A Assembleia já vem contribuindo com o governo. Somos a convergência de tudo, dos diálogos feitos para solucionar os problemas e vamos continuar assim enquanto eu for presidente”, afirmou o deputado Eduardo Botelho.

Para a deputada estadual reeleita Janaina Riva (MDB), a Assembleia inicia a gestão ao lado do governador e dando um voto de confiança para que os problemas enfrentados no governo passado sejam superados e afirmou que confia no diálogo com o Executivo para que isso aconteça. O também deputado estadual reeleito Dilmar Dal Bosco (DEM) afirmou que ALMT tem papel maior ainda, no esforço financeiro que a Casa de Leis está disposta a fazer para ajudar na superação da crise.

“Já temos alinhamento para devolver recursos para o Executivo, mas a Assembleia contribui muito com a discussão de projetos de lei, propõe soluções para melhorar arrecadação e no intermédio com os demais Poderes, como Ministério Público e Tribunal de Contas”, declarou o deputado Dilmar Dal Bosco.

O deputado eleito e diplomado Paulo Araújo, que deve assumir uma cadeira no Parlamento em fevereiro, afirmou que a maior dificuldade do estado está em equilibrar as contas e que o novo governo deverá apresentar a real situação e propor medidas para reduzir gastos e aumentar a arrecadação. “Passamos por uma crise não apenas financeira, mas que deixou a saúde pública em situação precária e que vai precisar de atenção especial. Enquanto servidor da área da saúde, vou acompanhar isso de perto”, declarou o deputado eleito.

Entre as medidas já propostas para ajudar a aumentar sua arrecadação estadual, está um possível modelo de taxação da produção agropecuária. O governador Mauro Mendes e o presidente Eduardo Botelho afirmaram que uma discussão deverá ser aberta para que o setor possa contribuir mais com a receita mato-grossense e para que isso seja compartilhado com a população, em forma de serviços públicos.

Esteve presente na posse de Mauro Mendes, o ex-governador Frederico Campos, o primeiro a governar Mato Grosso após a divisão com Mato Grosso do Sul, de 1979 a 1983, e se disse um apoiador de todos os gestores que trabalharem pelo estado. “Mato Grosso tem tudo para ser o principal estado deste país, precisamos organizar as contas, atrair investimentos e assim acelerar mais o desenvolvimento. Crescemos muito depois da divisão, mas ainda podemos avançar mais”.

O ex-senador e ex-governador Júlio Campos afirmou que pretende contribuir com os políticos eleitos. “Pensei em me lançar deputado estadual, único cargo que ainda não ocupei, mas decidi recuar para ficar mais com a família. Mas atuei na campanha e poderei ajudar como uma espécie de conselheiro”, afirmou Campos.

A posse foi prestigiada pelo presidente do Ministério Público do Estado (MPE), Mauro Curvo, vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Orlando Perri, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Márcio Vidal, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gonçalo Campo Neto, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mirian Serra.

Entre os deputados estaduais, participaram os deputados Sebastião Rezende (PSC), Wagner Ramos (PSD), Max Russi (PSB), Allan Kardec (PDT), Pedro Satélite (PSD), Silvano Amaral (MDB) e José Domingos Fraga (PSD). Dos deputados eleitos e diplomados para 2019, participaram Xuxu Dal Molin (PSC), Thiago Silva (MDB), Dr. Gimenez (PV), João Batista (PROS), Dr. Eugênio (PSB), Dr. João (MDB), Valmir Moretto (PRB) e Paulo Araújo (PP).

Nas galerias da Assembleia Legislativa, parentes, amigos e representantes da população prestigiaram a cerimônia de posse no Parlamento estadual. O ritual na ALMT foi prosseguido pela transferência da faixa de governador no Palácio Paiaguás e depois pela posse do futuro secretariado.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens