Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 16h57


ASSENTAMENTO

Moradores do Silvanópolis clamam por regularização fundiária

Comunidade fica próxima à região do INPE e bairro Jardim Florianópolis em Cuiabá

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Foto: MAURÍCIO BARBANT

As 400 famílias que residem na comunidade Silvanópolis, na região do Centro Político Administrativo, em Cuiabá, clamam pela regularização fundiária do local. Sem rede de energia elétrica, água e pavimentação, os moradores listaram as dificuldades e pediram o apoio do Poder Público, durante reunião na quarta-feira (13/12), na sede da Igreja Assembleia de Deus, do bairro, com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), do presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso – Intermat, Cândido Teles e do vereador Marcrem dos Santos Silva.

Jurandir Teodoro Souza, vice-presidente do bairro Silvanópolis, disse que a comunidade existe há 10 anos. “Nosso objetivo é trazer melhorias para esse assentamento. Então, convidados as autoridades para que a gente regularize o bairro, onde moram mais de 400 famílias que precisam de um lar”, explicou.

Teles explicou sobre o levantamento da área que deverá começar logo. Segundo ele, há esforços para que isso ocorra, pois é o desejo do governador Pedro Taques de que as famílias tenham cidadania. “Essa área pertence ao governo do estado e, com certeza, o governador vai viabilizar uma forma de titular a área”, disse.

Para ele, o apoio da Assembleia Legislativa é fundamental. “Temos um parceiro muito importante que é o presidente Botelho, que tem equilíbrio, coragem e determinação e quem ganha com isso é o povo de Mato Grosso”, afirmou Teles.

Conforme o Intermat, a área é uma APP que pertence a Cuiabá e o Ministério Público já moveu a ação. “Vamos achar um equilíbrio para que as pessoas possam viver descentemente com seus títulos de propriedade”, afirmou Teles.

Botelho defende que o poder público precisa agir. “Não é justo que essas 400 famílias vivam dessa forma, sem energia, pavimentação, água. Então, o poder público precisa fazer alguma coisa. Trouxemos aqui o presidente do Intermat, já estamos trabalhando e a situação será resolvida. Vamos colocar energia, água e a prefeitura vai abrir as estradas dando qualidade de vida às pessoas”, disse, ao acrescentar que até ingressar na faculdade de Engenharia Elétrica, morava numa casa sem energia e sabe das dificuldades que isso representa.   

O vereador Marcream acompanha a questão desde 2010. Ele mencionou a recém criada Lei 6.123/17, de sua autoria, que permite a ocupações consolidadas acima de um ano o direito a água e energia elétrica. “São serviços essenciais na vida do ser humano, mas ainda têm muitas comunidades consolidadas que sofrem sem a infraestrutura mínima para viver. Então, buscamos o apoio do presidente Botelho para nos ajudar a regularizar a situação que tanto preocupa os moradores”, disse o vereador.

A história de Oziel Junior Bonfim de Carvalho é diferente, pois é um dos moradores que está no assentamento há 20 anos. Ele conta que a época sete famílias ficaram no local aguardando a indenização da Prefeitura de Cuiabá, mas sem êxito. Com o passar do tempo, segundo ele, muitas outras famílias se instalaram no Silvanópolis e, até hoje clamam pela atenção do Poder Público.

Carvalho listou as dificuldades existentes. “Foi o então governador Dante de Oliveira que doou a área para nós através do Intermat. À época nos garantiram que teríamos água e luz em um ano, mas depois de 20 anos continuamos sem nada, vivemos com muito sofrimento. Temos que pegar balde de água na casa de conhecidos ou comprar caminhão pipa. À noite é a maior escuridão, não tem nenhum poste de energia”.

 


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760