Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 10h50


SAÚDE

Meraldo Sá apresenta demandas do Hemocentro ao secretário de Saúde de MT

O parlamentar solicitou a reforma da sede do MT Hemocentro e do ônibus de coleta itinerante.

VÂNIA NEVES / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Meraldo Sá se reúne com Secretário de Saúde de Estado de Mato Grosso (Foto: Vânia Neves/Assessoria de Gabinete)

O deputado estadual Meraldo Sá (PSD) se reuniu nessa terça-feira (16) com o secretário de Saúde de Estado, Eduardo Bermudez para apresentar os requerimentos entregues na sessão realizada em 4 de fevereiro, solicitando a reforma da sede do MT Hemocentro e a reforma do ônibus de coleta itinerante.

De acordo com o deputado Meraldo Sá, a estrutura do prédio do MT Hemocentro não está apta para atender as atividades que são realizadas no local, porém o trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão da unidade de coleta pública do Estado tem que ser reconhecido pela sociedade.

“O MT Hemocentro tem uma importância imensurável para a população mato-grossense. Atualmente, a Hemorrede Pública é composta por 17 unidades de coleta e transfusão em 34 agências distribuídas no estado, os atendimentos são direcionados à rede pública de saúde e, no interior, para hospitais particulares. Nos preocupamos com as condições do prédio do MT Hemocentro porque a unidade é o coração da coleta de Mato Grosso, mesmo com os problemas estruturais as atividades são desempenhadas de maneira satisfatória”, destacou o deputado.

O secretário de saúde, Eduardo Bermudez, disse que o ideal seria uma sede nova para os atendimentos do MT Hemocentro, mas que no momento a demanda pode ser atendida por intermédio de verba do Ministério da Saúde, podendo desta maneira ser realizada a reforma necessária na estrutura do prédio em atividade há pouco mais de 20 anos.

“Quando assumimos e tomamos conhecimento de cada situação da saúde do Estado, tivemos conhecimento da contrapartida do Ministério da Saúde para reforma do prédio do MT Hemocentro, o projeto da reforma foi concluído pela nova gestão em novembro de 2015, e deve ser executado neste ano”, esclareceu Eduardo Bermudez.

Sobre a reforma do ônibus que realiza as coletas de sangue itinerante, o deputado Meraldo Sá, lembrou que a coleta itinerante soma de maneira expressiva com o estoque do MT Hemocentro.

“Infelizmente, devido as condições que o ônibus se encontra, as campanhas de coletas itinerantes não podem ser realizadas, pesquisei uma maneira de talvez adquirir um novo ônibus por intermédio do Ministério da Saúde e a opção, segundo o secretário de Saúde de Estado, é coerente”, explicou o parlamentar.

Meraldo Sá ainda destacou que, se o ônibus realizar as coletas dentro dos cronogramas programados, os doadores dos bairros afastados da região central de Cuiabá e de algumas regiões da baixada cuiabana participarão com mais frequência das campanhas.

“Com certeza os atendimentos itinerantes motivam os doadores dos bairros mais distantes a doar, entendemos que, para muitas pessoas, é difícil o deslocamento para as unidades de coleta”, destacou Meraldo Sá.

Eduardo Bermudez se comprometeu a fazer uma visita à Unidade MT Hemocentro ainda na terça-feira para ver de perto as condições do ônibus.

 


Gabinete do deputado Nininho

Telefone: (65) 3313-6320


Associadas


Imagens