Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de agosto de 2018 10h36


HABITAÇÃO

Deputado cobra retomada de obras paralisadas em Mato Grosso

Adalto de Freitas enviou requerimentos ao Ministério das Cidades, senadores e deputados federais sobre a necessidade de adoção de medidas urgentes junto às instituições financeiras e empresas executoras para o efetivo término das obras do Programa Minha Casa Minha Vida no estado

ADRIANE RANGEL / Gabinete do deputado Adalto de Freitas



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado Adalto de Freitas (Patriota) apresentou em plenário nesta terça-feira (14) uma indicação enviada ao ministro das Cidades, senadores e deputados federais sobre a necessidade de adoção de medidas urgentes junto às instituições financeiras e empresas executoras para o efetivo término das obras do Programa Minha Casa Minha Vida, decorrentes de ofertas públicas realizadas nos exercícios de 2009 e 2012. A cobrança se faz necessária por conta da quantidade expressiva de obras paralisadas, abandonadas, esperando ser entregues ou em fase de conclusão no estado.

“É necessário unirmos forças para pressionarmos o Ministério das Cidades e as instituições financeiras e executoras para que tomem providências urgentes e resolvam a situação. A necessidade de se ter um local para habitar é urgente, não cabendo demora e omissões. As pessoas precisam de soluções eficazes para retomada das obras habitacionais. Esses cidadãos esperam por longos anos por uma moradia própria e não podem ficar nesta condição de espera”, desabafou Daltinho.

A Secretaria de Estado das Cidades, em resposta ao requerimento do parlamentar, fez um levantamento da situação atual do programa Minha Casa Minha Vida- sub 50, oferta pública de 2012 – para atendimento de municípios com população até 50 mil habitantes.  O relatório da Secid mostra que todos os bancos de fomento apresentaram problemas na operacionalização do programa e em praticamente todos os municípios existem dificuldades na execução das obras.

O parlamentar informou, por exemplo, que no município de Santa Terezinha, das 38 unidades habitacionais previstas nenhuma sequer foi iniciada. Mais de 400 residências no Araguaia também estão paralisadas. Por outro lado, destaca que os aportes financeiros já foram praticamente todos repassados para a instituição financeira encarregada. "Essa é uma importante solicitação, quero reivindicar uma solução urgente para ajudar essas pessoas que precisam de moradia”, reforçou.

Energia - O deputado indicou também ao diretor presidente do grupo Energisa Mato Grosso a necessidade de viabilizar a instalação da energia elétrica na Gleba Albatroz Varjão Grande, localizada no entorno do Distrito de Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia. “Conto com o apoio e bom senso do grupo da Energisa, para que a gleba, que passa por dificuldade, possa progredir e tenham melhores condições de sustentabilidade. Esperamos que os moradores que ali vivem possam contar com a efetivação desta importante obra", completou.


Gabinete do deputado Adalto de Freitas

Telefone: (65) 3313-6473