Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 24 de abril de 2018 18h58


ARAGUAIA

Audiência pública debaterá perímetro do Parque Estadual da Serra Azul

Evento será no plenário da Câmara Municipal de Barra do Garças, nesta quinta-feira (26), a partir das 19 horas (horário de Brasília)

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Marcos Lopes / Secretaria de Comunicação Social

A Assembleia Legislativa realiza, nesta quinta-feira (26), audiência pública para debater o perímetro do Parque Estadual da Serra Azul, no município de Barra do Garças. O objetivo é regularizar a área do parque e solucionar os constantes conflitos que envolvem famílias que residem dentro da área delimitada pelo governo do estado.

“Há muito tempo que esse problema ocorre em Barra do Garças. Trata-se de uma dificuldade social com centenas de famílias. Temos que debater com representantes do governo, classe empresarial e políticos de Barra do Garças para chegarmos a uma solução imediata”, disse o deputado Adalto de Freitas (Patriota), idealizador da audiência pública.

Vale destacar que o Parque Serra Azul tem 11 mil hectares e vegetação típica do Cerrado. Foi criado como uma das 46 unidades de conservação do estado a partir da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994. A Unidade de Conservação (UC) possui inúmeras cachoeiras e áreas de interesse espeleológico e arqueológico. O parque teve dois atrativos reabertos pela Sema, regional Barra do Garças, duas rampas de voo livre e visitação monitorada ao parque para instituições de ensino.

De acordo com o diretor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), regional Barra do Garças, Davi Lincoln de Campos, a fauna do parque é típica do Brasil Central, onde vários animais habitam a região, como capivara, anta, tamanduá-bandeira, lobo-guará, cachorro-do-mato-vinagre, tatus, diversas espécies de macacos, aves, morcegos etc.

O diretor comentou ainda que, nas áreas do Cerrado, há veados-campeiros, emas e siriemas. Também abriga populações de onças-pintadas e onças-pardas, além disso, há répteis e peixes nos rios.

“Essa nova delimitação do parque vai acabar com o problema social. Há muitos atritos e aborrecimentos entre as famílias que vivem nas áreas limítrofes do parque. Elas estão pedindo há vários anos para debater esse impasse”, revelou Davi Campos. Outro ponto destacado pelo diretor regional da Sema é que o local conta com uma alta variedade de biodiversidade, predominando o Cerrado e suas variantes, como o cerradão e os campos naturais.

A audiência pública será no plenário da Câmara Municipal de Barra do Garças, a partir das 19 horas (horário de Brasília).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com