Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 11h05


HOMENAGEM

Adalto de Freitas apresenta moção de pesar pelo falecimento da historiadora Zélia Diniz

Barra-garcense de coração, a professora escreveu livros com diferentes temas, como a ocupação da região do Vale do Araguaia

UATHANE AGUIAR GALVÃO / Gabinete do deputado Adalto de Freitas



Foto: Ronaldo Mazza

O deputado Adalto de Freitas (SD) apresentou, em sessão plenária vespertina de quarta-feira (13), moção de pesar em decorrência do falecimento de Zélia dos Santos Diniz, ocorrido na manhã do dia 13 de dezembro de 2017, em Barra do Garças, vítima de um grave acidente de trânsito. Nascida em 28/02/1938, no município de Paracatuba (CE),  ela  morava em Aragarças-GO. Era professora, especialista em educação e historiadora.

Membro da Academia de Letras de Barra do Garças,  foi admitida, em 2015, como acadêmica honorária da Academia Vilhenense de Letras. Em 2017 foi nomeada membro suplente do Conselho de Política Cultural de Barra do Garças para o biênio 2017-2019, representando a Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste.

Criou o Museu da Casa de Pedra na cidade de Aragarças-GO, a partir da disponibilização de peças antigas, que era hobby da família Diniz de Aguirre.

Dentre outras relevantes atividades que desenvolveu, destacamos a organização de concursos literários, varais e chuvas de poesias, exposições de artes plásticas, artesanatos e lançamento de obras literárias, por meio da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro Oeste e do Centro Cultural Fundação Brasil Central.

Barra-garcense de coração, amava a região do Vale do Araguaia. Escreveu mais de dez livros, entre eles os intitulados Município de Aragarças, Conhecendo Barra do Garças, Redescobrindo o Brasil, Conhecendo Torixoréu, Aragarças… Como te vi…,  Cinquentenário de Emancipação Política de Barra do Garças, Araguaia – Leste/Oeste e Nas trilhas da Serra do Roncador.

Suas obras trataram de importantes temas, como a ocupação da região do Vale do Araguaia e a migração ocorrida em Barra do Garças, relatada com detalhes e fatos pitorescos que marcaram a sua fundação.

Atuou como regente escolar e gestora nos ensinos fundamental, médio e superior, tendo trabalhado nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso.

Adalto de Freitas ressaltou a história de vida de Zélia Diniz, que deixa registrada sua marca indelével de historiadora. “Resta-nos o legado não somente das atividades intelectuais brilhantemente desempenhadas, mas também da dedicação à família e aos amigos, das lutas, do amor com que sempre pautou sua vida. Neste momento de tamanha dor, externo meus sinceros sentimentos à família, rogando a Deus conforto e paz em seus corações, e que a professora Zélia dos Santos Diniz descanse na eterna glória junto ao Pai.”,  disse o deputado.


Gabinete do deputado Adalto de Freitas

Telefone: (65) 3313-6473