Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 28 de agosto de 2018 19h09


SAÚDE

Indicação de deputado propõe diretrizes para prevenção ao suicídio

Dados levantados pela OMS apontam que o Brasil é um dos países que mais registram problemas de saúde mental

ADRIANE RANGEL / Gabinete do deputado Adalto de Freitas



Na próxima semana será iniciada em todo país a campanha “Setembro Amarelo” com foco na prevenção ao suicídio. Atrelado a este fato e sensibilizado com o número crescente de suicídios no Brasil, especialmente em Mato Grosso, o deputado Adalto de Freitas (Patriota) apresentou nesta terça-feira (28)  uma indicação durante sessão plenária. O documento propõe um plano de ação, com objetivo de expandir e qualificar a assistência em saúde mental para os casos que envolvam comportamento suicida, suicídio e os seus impactos nos familiares e na sociedade.

O parlamentar ressaltou que no estado de Mato Grosso já existe a  Lei nº 10.598/2017, que trata sobre o Plano Estadual de Combate ao Suicídio no âmbito de seu território, entretanto existem diretrizes que precisam ser colocadas em prática com a máxima urgência. “É indispensável que se desenvolva estratégias de prevenção para a população em geral e para pessoas vulneráveis em risco, de modo que se construa uma estratégia estadual. Dados demonstram que suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a aids e muitos tipos de câncer”, destaca Daltinho.

Dados levantados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o oitavo país em número de suicídio e que cerca de oito milhões de pessoas são diagnoticadas com transtorno bipolar e depressão e demais doenças como alcoolismo, esquizofrenia, questões sociodemográficas, como isolamento social e psicológico, e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica, neoplasias malignas, todas essas que contribuem para um comportamento suicida.

Adalto de Freitas reiterou ainda importância de o poder público ter o comprometimento político com a questão, dando sequência com  a disponibilidade de equipes multissetoriais, especialistas capacitados, como psicólogos, psiquiatras e demais profissionais da saúde para assegurar que a prevenção ao suicídio receba os recursos e atenção que necessita.

Alternativa - Em Mato Grosso, um boletim apontou que nos locais onde existem Centros de Apoio Psicossocial (Caps), uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), o risco de suicídio reduz em até 14%.  Existem no país 2.463 Caps e, no último ano, foram habilitadas 146 unidades, com custeio anual de R$ 69,5 milhões do Ministério da Saúde. Uma agenda estratégica prevê a expansão dessas unidades nas regiões de maior risco.

Outro ponto para ampliar o atendimento é a parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV). O Ministério da Saúde tornou gratuita a ligação para a instituição, que faz o apoio emocional para prevenção de suicídios.  O CVV atende todos os dias da semana, 24 horas por dia, pelo telefone 188, por e-mail, chat ou serviço voip com total sigilo e de forma gratuita.

 


Gabinete do deputado Adalto de Freitas

Telefone: (65) 3313-6473