Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 19 de abril de 2018 11h24


BENEFÍCIO

Jajah Neves defende Passe Livre Estudantil em Várzea Grande

Conforme o deputado, a gratuidade, além de ser um direito, é uma forma de incentivar o estudante

NAJYLLA NUNES / Gabinete do deputado Jajah Neves



Jajah Neves: Passe livre para os estudantes de VG é direito e incentivo

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Jajah Neves (SD) defendeu o passe livre no transporte público para estudantes do município de Várzea Grande, na noite desta última quarta-feira (18), durante a sessão vespertina na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O parlamentar ressaltou como válida a manifestação realizada pelos estudantes do município no último dia (10), que cobrou do Poder Municipal a instituição do programa Passe Livre Estudantil na cidade.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/VG), 23 mil estudantes, no município várzea-grandense seriam contemplados com a medida.

Para Jajah, a gratuidade do transporte público é um direito do estudante e também uma forma de incentivar a educação. "O benefício deve ser tratado como política estratégica para educação, pois ajuda e estimula os estudantes de baixa renda a permanecerem matriculados nas instituições de ensino, diminuindo a evasão escolar e aumentando a qualidade no aprendizado”, destacou o deputado.

Vale destacar que o benefício deveria ter sido concedido aos estudantes em 2008, por meio de projeto de lei aprovado em 2005, ainda na gestão do ex-prefeito Murilo Domingos (PR). No entanto, o projeto de lei não foi para frente, por alegações de que não havia condições financeiras para a implantação.

Em 2014, durante a gestão do ex-prefeito Walace Guimarães (PV), houve um levantamento do número total de alunos que frequentam regularmente as aulas da rede municipal de ensino e a rede estadual. O estudo apontou, naquela época, que o passe livre impactaria em torno de R$ 200 mil ao mês aos cofres da Prefeitura Municipal.

Audiência pública - Na ocasião, o deputado Jajah convidou os parlamentares presentes para a audiência pública que discutirá a implantação do Passe Livre Estudantil em Várzea Grande. A audiência foi requerida pelo vereador de Várzea Grande, Ademar Jajah (PSDB), e ocorrerá no próximo dia 27 (sexta-feira), no plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande, a partir das 8h.


Gabinete do deputado Jajah Neves

Telefone: (65) 3313-6713