Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 27 de abril de 2018 14h15


SOLENIDADE

Profissionais do Hospital Universitário Júlio Müller são homenageados na AL

Quem presidiu a cerimônia foi o deputado estadual Jajah Neves (SD), que destacou a origem do hospital hoje referência em ensino e pesquisa em ciência da saúde

NAJYLLA NUNES / Gabinete do deputado Jajah Neves



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Profissionais do Hospital Universitário Júlio Müller foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), em sessão solene realizada na noite da última quinta-feira (26), no Plenário das Deliberações Renê Barbour. A cerimônia com entrega de moções de aplausos foi um agradecimento às pessoas responsáveis por transformar aquele hospital em uma referência em atendimento humanizado e no tratamento de alta complexidade.

O autor do requerimento, deputado estadual Dr. Leonardo (SD), está licenciado do cargo e por isso não participou do evento. Contudo, enviou uma mensagem e agradecimento aos médicos através de um vídeo, no qual destacou a importância de cada uma das pessoas que fizeram parte da história do Hospital Júlio Müller.

“Nada mais justo do que a Assembleia Legislativa reconhecer o trabalho dessas pessoas. Um hospital sem seus funcionários nada mais é do que um prédio vazio e vocês que aqui estão foram os responsáveis por construir tudo o que o Hospital Júlio Müller é e significa de bom para a população de Mato Grosso. É por isso que me sinto muito feliz sendo autor do requerimento dessa homenagem”, afirmou Dr. Leonardo.

Na ausência de Leonardo, quem presidiu a cerimônia foi o deputado estadual Jajah Neves (SD), que destacou a origem do hospital que hoje se transformou em referência para o ensino e pesquisa em ciência da saúde, sobressaindo também pela qualidade da assistência oferecida à população de Mato Grosso.

“Sinto-me honrado em estar aqui representando meu colega o deputado Dr. Leonardo, para presidir essa homenagem justa, já que o hospital Júlio Müller nasceu de manifestações universitárias e que durante toda a sua história esteve ao lado da população na assistência e disposto a oferecer as melhores condições de ensino e pesquisa aos estudantes e profissionais que por lá passaram e para as futuras gerações que por lá passarão”, destacou Jajah.

 O ex-superintendente do hospital, Dr. José Carlos Amaral Filho, foi um dos homenageados. Em sua fala, o ex-superintendente exaltou o envolvimento dos servidores. “Eu que estou há mais de trinta anos no hospital sempre tivemos a missão de pesquisar e assistir a área da saúde. Nosso grande desafio foi de sermos um hospital capaz de oferecer qualidade para a população que dele necessita, tanto no ponto de vista da formação na área da saúde, que é para o estudante, quanto para os usuários, que nos procuram para tratamentos por meio do Sistema Único de Saúde”, disse, Dr. José Carlos.

O diretor superintendente do hospital, Dr. Hildevaldo Monteiro Fortes, também esteve na homenagem, destacou a missão e o desafio do hospital. “A nossa missão é promover e viabilizar o ensino, a pesquisa e a extensão por meio de uma assistência interdisciplinar e do cumprimento das políticas públicas de saúde. O grande desejo do nosso hospital é continuar a ser um hospital contemporâneo e oferecer serviços de qualidade a quem o procura”, afirmou o superintendente.

Outra homenageada da noite foi a diretora clinica do hospital, Dra. Elza Luiz de Queiroz, em seu pronunciamento, lembrou a trajetória do hospital universitário e ressaltou a importância estratégica do hospital para o sistema de saúde pública e para a formação de profissionais de saúde.

“Não dá para contar toda a história da construção do hospital, mas eu fiz parte dessa conquista e tenho muito orgulho em receber essa justa homenagem porque nascemos de um movimento grevista envolvendo a sociedade mato-grossense, estudantes e professores. Eu e minha turma de faculdade perdemos um ano de estudo porque não existiam hospitais com vagas dentro do estado para que pudéssemos realizar nossos estágios, mas não considero aquele ano como uma perda, mas sim como uma grande conquista, pois foi através das nossas necessidades que nasceu o hospital e enfim conseguimos ter a continuação da nossa formação e ainda oferecer aos usuários atendimento de excelência e referencia em diversas áreas”, concluiu Dra. Elza.

História

O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT) nasceu da necessidade de estágios na área de saúde. Em março de 1982, um grupo-tarefa foi criado pelo reitor em exercício da Universidade Federal de Mato Grosso, Benedito Pedro Dorileo, e coordenado pelo então chefe do Departamento de Medicina, professor Eduardo De Lamonica Freire. Após encaminhamentos junto à Secretaria de Saúde de Mato Grosso, o prédio do hospital, à época em reforma e ampliação, foi cedido pelo Poder Executivo estadual sob o amparo formal de cessão de uso. Até então, os estágios hospitalares eram realizados em dois hospitais, a Santa Casa e o Hospital Geral de Cuiabá.

O Decreto nº 2.045, de 14 de setembro de 1982, consolidou formalmente este acordo de cessão de uso, que foi assinado em 28 de dezembro de 1982 pelo prazo de 20 anos. O HUJM foi reconstruído e ampliado pelo governo do estado, por meio de financiamento da extinta Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Na época, os equipamentos de toda área hospitalar foram adquiridos com recursos próprios da UFMT, que também financiou as adaptações físicas necessárias.

Na inauguração, ocorrida em 31 de julho de 1984, o HUJM iniciou disponibilizando cerca de 80 leitos, distribuídos pelas quatro áreas básicas: Clínica Médica (e especialidades), Clínica Cirúrgica (e especialidades), Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. No início, o HUJM oferecia atendimento Ambulatorial, Pronto Atendimento, Serviço de Imagem (Radiologia e Ultrassom), Laboratório Clínico, UTI Neonatal. Em 2002 passou a oferecer, também, atendimento de UTI de adultos.

Com a colaboração de Jardel Arruda


Gabinete do deputado Jajah Neves

Telefone: (65) 3313-6713


Associadas


Galeria de Imagens