Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 30 de setembro de 2019 10h04


CIDADANIA

População de Nova Nazaré recebe 8ª edição do Mutirão da Assembleia Social

Foram oferecidos serviços como solicitação e emissão de documentos, corte de cabelo e consulta médica

INGRIDY PEIXOTO / Sala da Mulher



Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

O município de Nova Nazaré (MT), a cerca de 800 km de Cuiabá, recebeu a 8ª edição de 2019 do Mutirão Social, na sexta-feira (27). O evento, realizado pela Assembleia Social (Antiga Sala da Mulher), levou à população, gratuitamente, serviços como emissão de carteira de identidade, consulta médica e corte de cabelo, além dos atendimentos oferecidos pela Defensoria Pública e Procon.  

Cerca de 400 atendimentos foram realizados no Centro de Apoio à Família da cidade. A agente de limpeza Geneci Anjos Meneses aprovou a iniciativa. “Muito bom. Estava precisando [dos serviços]. É difícil [ter acesso]. Tudo tem de ir para Água Boa para fazer”, revela a moradora, que aproveitou para também participar da oficina de chaveiros. “É de suma importância devido nosso município não ter cartório, não ter serviço de Sine e dependermos do município vizinho e muitas vezes até [é preciso] encaminhar para Barra do Garças”, reforça a vereadora e assistente social Patrícia Costa.  

A necessidade de deslocamento também gera custos ao município, uma vez que muitas vezes o cidadão não consegue pagar as despesas necessárias para se ter acesso a um serviço. “É difícil ir e voltar de Água Boa. Tudo tem custo”, expõe o prefeito de Nova Nazaré, João Filho. “A Assembleia está de parabéns. O pessoal é dedicado e tem alegria”, elogia.

O secretário de assuntos indígenas, Sílvio Maracaípe, conta que foi feito um esforço para atender a população indígena do município, que representa aproximadamente 40% dos habitantes. “Buscamos eles para fazer documentos, principalmente da tribo Tritopá”, relata o secretário.

A presidente da Associação de Mulheres de Nova Nazaré, Kete Rita, foi uma das pessoas que articulou para levar o mutirão para o município. Ela destaca a importância do oferecimento de oficinas. “Podem contribuir até na geração de renda das pessoas”, lembra. Também estavam presentes a secretária de Assistência Social, Edivanda Maria da Silva, e o presidente da Câmara Municipal, Márcio Túlio (Preto), além de outros vereadores. 

A diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira, pontua que a ação foi planejada após solicitação do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB). “A gente é provocado a partir de um ofício de uma liderança local, de um vereador, prefeito e até de um parlamentar. Esse [mutirão], especificamente, foi o deputado Dr. Eugênio quem nos procurou e também o vereador Reginaldo”, explica. 

“Estamos felizes de fazer essa parceria com a Assembleia Legislativa, com esses profissionais que vieram, a maioria voluntariamente, prestar esse serviço para a comunidade”, assinala o deputado Dr. Eugênio. “Para os moradores daqui, sem dúvidas é uma alegria muito grande receber todos aqui e eu também, como sou do Araguaia, me sinto feliz junto com eles de estar recebendo todo mundo aqui em Nova Nazaré”, completa o parlamentar. “Fico muito feliz quando a gente consegue descentralizar e alcançar mais pessoas. As pessoas se sentem acolhidas quando a gente consegue aproximar o Legislativo delas”, concorda Daniella Paula Oliveira. 

A diretora da Assembleia Social adianta ainda que outros eventos para atender a comunidade estão sendo preparados. “Já temos para outubro um calendário extenso, comemoração do dia das crianças em diversos bairros da capital e também mais pro final do mês a gente estende o mutirão social para o bairro Sucuri e [haverá] um outro em Jauru”, anuncia. “Este ano já ultrapassou 2 mil pessoas [atendidas] contando desde emissão de RG, como maquiagem, corte de cabelo. É cidadania e acolhimento”, conclui Daniella Paula Oliveira. 

Participaram desta edição, o Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa; Procon ALMT; Defensoria Pública da ALMT; ONG Voluntários da Alegria (penteados e tranças de cabelo), além de Elizabeth Ferreira, responsável pela Oficina de Chaveiros Artesanais. Em nível local, foram formadas parcerias com a Defensoria Pública de Água Boa, Barbearia do Tio Bira (cortes de cabelo) e Secretaria Municipal de Saúde (atendimento com médica clínica geral). Houve ainda apoio da Prefeitura de Nova Nazaré, dos vereadores e das Associações de Mulheres do município. 


Sala da Mulher

Telefone: (65) 3313-6994


Associadas


Galeria de Imagens