Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 6 de agosto de 2020 08h08


FORMAÇÃO

Acadepol da PJC-MT solicita apoio para reforma

Os diretores da academia pediram auxílio na reforma da sede e a possibilidade de uma parceria para aquisição de livros para compor a biblioteca.

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: SAMANTHA DOS ANJOS / Assessoria de Gabinete

O deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Delegado Claudinei (PSL), visitou, na terça-feira (4), a sede da Academia da Polícia Civil de Mato Grosso (Acadepol), em Cuiabá. Ele foi recepcionado pelos delegados de polícia e diretores Welber Batista Franco e Joaquim Leitão Júnior.

Welber contou que o prédio precisa de alguns reparos e solicitou apoio ou intervenção do parlamentar para finalizarem a reforma externa na sede da instituição, como também a pintura do novo brasão da academia. “A gente convidou o deputado para pedir uma colaboração na reforma e melhorias na Acadepol. O prédio necessita de pintura. Já estamos fazendo as demarcações no espaço e recomposição de instrumentos de trabalho. A gente precisa pintar as colunas, as partes metálicas externas, os tubos e inserir o brasão na parte externa, que é uma nova identidade visual”, explica o diretor.

Claudinei disse que faria inicialmente uma articulação com a presidência da ALMT para viabilizar o devido apoio para a Acadepol. “Vou providenciar um ofício direcionado para presidência da Casa de Leis e verificar essa possibilidade de ajuda para essa importante instituição que forma os profissionais da segurança pública. Além dos recursos materiais, a Acadepol precisa também da mão de obra e, devido à pandemia da Covid-19, não tem como contar com a mão de obra dos reeducandos para realizar a pintura”, explica o deputado.

Biblioteca - Com a revitalização na estrutura da biblioteca da Acadepol, o diretor pediu ao deputado para verificar a possiblidade da Casa de Leis doar livros que possam contribuir com a formação dos alunos. “Queríamos ver a possível parceria com a Escola do Legislativo para termos alguns volumes, como, por exemplo, da Constituição Federal. Até doações de quem vai se desfazer de obras, se puder destinar para nós, será de suma importância”, pede Welber.

Indicação - O diretor agradeceu ao Delegado Claudinei o fato da instituição ter conseguido o reparo na linha de transmissão elétrica - uma demanda solicitada ao parlamentar em março de 2019. Essa demanda vem ao encontro da indicação n.º 432/2019 do deputado, que solicita a necessidade de realizar a adequação da rede de energia elétrica do estande de tiros da academia. “Temos que agradecer ao deputado pelo apoio. Já conseguimos o projeto para a ordem de serviço com a Energisa. Conseguimos os reparos, substituição de iluminação com lâmpadas, soquetes, entre outros aspectos relacionados à iluminação”, explica.

“Realmente, existia um projeto em andamento na Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso) com pedido de adequação da rede elétrica de alta e baixa tensão do estande de tiros da Acadepol. Isso porque a Energisa só consegue disponibilizar 70 kW, sendo preciso  cerca de 90 kW, além do aporte financeiro”, conta Delegado Claudinei.

Novos delegados - Para finalizar a visita à instituição, o deputado Claudinei conheceu os 29 delegados da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) que estavam em treinamento com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Eles tomaram posse no dia 16 de junho e ficaram cerca de dois anos no aguardo da nomeação do concurso público em que foram aprovados.

“A Acadepol pode contar com o nosso apoio e parabenizo o trabalho que fazem aqui. Agora temos 29 delegados no curso de formação e vamos lutar para nomear mais delegados, que aguardam ansiosos. Sei que a instituição preza o princípio da legalidade, o respeito à Constituição Federal e à sociedade, os direitos dos presos e indiciados. Aqui os alunos aprendem a atuar com dignidade”, diz Claudinei.

“Trazer para academia alguma parceria, junto com o Poder Legislativo de Mato Grosso, é uma forma legítima entre os poderes e instituições, uma forma de dialogar para trazer resultados eficientes para a sociedade. Ficamos extremamente gratos com a visita e a disponibilidade do deputado em poder ajudar a instituição que é a sua casa. É através dela que a paz chega até todos os lares da sociedade”, salienta o delegado de polícia.

A Acadepol foi fundada no ano de 1978, com a finalidade de preparar e capacitar delegados, escrivães e policiais civis, entre outros cargos da estrutura da PJC, para atender a área da segurança pública.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358