Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 20 de outubro de 2020 07h29


INFORMAÇÃO

ALMT lança podcast Capivara na Faixa

Novo canal de comunicação vai abordar assuntos de forma mais aprofundada e dinâmica e estará em diferentes plataformas digitais

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Nome do podcast foi inspirado nos roedores que viraram ícone da cultura mato-grossense

Foto: PUBLICIDADE / ALMT

Para aprofundar o debate sobre temas relevantes à sociedade mato-grossense, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) passa a oferecer mais um canal de comunicação e lança no próximo dia 21 de outubro o podcast Capivara na Faixa. A entrada do Poder Legislativo estadual em mais um formato de mídia marca a diversidade de opções oferecidas pela instituição para levar informação de qualidade à população. Os arquivos de áudios serão disponibilizados nas principais plataformas digitais e também no site al.mt.gov.br.

Na estreia, o trágico incêndio que atingiu o Pantanal este ano será abordado sob diferentes perspectivas dos agentes envolvidos. Pesquisadores, servidores públicos, brigadistas, voluntários e representantes da sociedade civil organizadas são entrevistados pelos jornalistas Larissa Campos e Eduardo Ferreira em episódios distintos, porém entrelaçados.

Aliás, esta é uma das características do Capivara na Faixa, proporcionar uma abordagem mais diversificada sobre as pautas, dando voz aos atores envolvidos no tema em questão. Com isso, as pessoas terão acesso a leituras particulares sobre os assuntos para formar uma opinião própria. Para Everaldo Jota, supervisor executivo da Secretaria de Comunicação e um dos idealizadores do projeto, a chegada do podcast da ALMT deverá ampliar o acesso da população à informação de qualidade e apurada com compromisso.

"A Assembleia Legislativa de Mato Grosso deu mais um passo relevante para manter a população do estado bem informada e participativa ao apresentar o podcast Capivara na Faixa entre os canais de comunicação da Casa Legislativa. Com temas de interesse público, amplifica, cada vez mais, o acesso da população. Passamos alguns meses em pesquisa e diálogo com os maiores podcasters do país, inclusive participamos, no final do ano passado, em São Paulo, do evento Spotify For Podcasters Summit. Queremos a participação de diversos públicos e faixas etárias, pois o ambiente do podcast é plural, democrático, moderno e gratuito", afirma Everaldo Jota.

De acordo com a jornalista e outra idealizadora do projeto, Larissa Campos, a ideia é justamente chamar o público destes canais para ver como a Assembleia está integrada com as pautas relevantes da sociedade, levando informação de uma forma que não seja superficial e nem cansativa. “Este projeto surgiu ainda no ano passado, quando passamos a discutir a possibilidade de criar um poscast para a Assembleia e partir da experiência de outros podcasters. A pandemia atrasou um pouco a entrega, mas conseguimos retomar e vamos estrear com um assunto muito importante e atual”.

Para Eduardo Ferreira, o objetivo é “esquentar o debate” de uma maneira que não seja institucionalizada. Para ele, que também integra a Rádio Assembleia, o podcast tem a linguagem do rádio, mas é produzido para as plataformas digitais que podem ser acessadas quando e como o ouvinte quiser.

 

Capivara na Faixa – O nome do podcast da Assembleia Legislativa foi inspirado nos roedores que viraram ícone da cultura mato-grossense e que perambulam aos arredores dos parques de Cuiabá. Ano passado, ao sair do Parque das Águas em direção ao gramado da sede do Parlamento estadual, um grupo de capivaras foi fotografado atravessando pela faixa de pedestre e a imagem “viralizou” nas redes sociais, sendo noticiada pelos principais veículos de comunicação. A situação deu nome ao novo canal de comunicação da ALMT, que estará sempre nas “faixas digitais”. 

Confira o podcast Capivara na Faixa em uma das plataformas digitais. 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com