Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Domingo, 15 de novembro de 2020 22h06


TRANSPARÊNCIA

ALMT protagoniza a transmissão da apuração dos votos das Eleições 2020

As notícias foram dadas em tempo real, diretamente da sede da Justiça Eleitoral de Mato Grosso

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Mais de quatro horas no ar, ao vivo, para levar aos cidadãos as informações mais importantes das Eleições 2020. As equipes da TV Assembleia, Rádio Assembleia, redes sociais e do site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizaram um relevante trabalho para dar mais transparência à apuração dos votos. Por meio de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), a TVAL foi a única emissora a transmitir tudo ao vivo, diretamente da sede da Justiça Eleitoral.

O trabalho de comunicação da ALMT foi destacado pelo desembargador presidente do TRE-MT Gilberto Giraldelli, que ressaltou a importância da transmissão para o processo eleitoral. “A TV Assembleia colaborou conosco de maneira muito competente para que pudéssemos fazer essa divulgação. Gostaríamos de agradecer a parceria”, afirmou o desembargador.

A apuração dos votos começou pontualmente às 17 horas, porém, devido à uma mudança na metodologia de contabilização dos votos, houve atraso na divulgação dos resultados, não somente em Mato Grosso, mas todo o país. O diretor-geral do TRE-MT, Mauro Diogo, explicou que antes os votos eram contabilizados nos estados e depois enviados ao Tribunal Superior Eleitora (TSE), mas que este ano essa contagem foi concentrada no TSE para só depois ser encaminhada aos tribunais regionais. 

Mesmo com o atraso, entretanto, a apuração dos votos no Brasil ainda se mantem em destaque devido à agilidade, visto que duas horas após o encerramento da votação já era possível conhecer os primeiros resultados. Na sede do TRE-MT foram contabilizados os dados relacionados à eleição suplementar para o senado e para os cargos de prefeito e vereadores da capital. Pelo sistema do TSE, porém, era possível acompanhar toda a evolução conforme o sistema era atualizado e os números eram repassados ao vivo pelos apresentadores e jornalistas da TVAL, Anderson Sartori e Priscilla Almeida.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A secretária de Comunicação a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Rosimeire Felfili destacou a importância da parceria firmada entre as instituições para garantir transparência ao processo. “É uma grande satisfação poder contribuir com a transparência e com o trabalho da Justiça Eleitoral”. Jaime Neto, superintendente da TVAL, explicou que toda equipe se empenhou para colocar no ar a programação ao vivo, com os números da apuração para todo o Estado, mostrando toda lisura do processo eleitoral.

Números – Este ano Mato Grosso registrou 2,3 milhões eleitores aptos a votar, sendo 50,7% mulheres e 49,3% homens, distribuídos nos 141 municípios e 48 aldeias do Estado. Ao todo, foram 6.633 mil seções eleitorais em 1.454 locais de votação e 26,6 mil mesários trabalhando para viabilizar a votação, dos quais 10 mil foram inscritos voluntariamente.  As Eleições 2020 custaram à Justiça Eleitoral R$ 14,2 milhões.

Resultados – Os nomes vencedores para os cargos de prefeito e vereadores e para uma vaga ao senado começaram a ser conhecidos a partir das 21 horas. Em Cuiabá, os candidatos Abílio Júnior (PODEMOS) e Emanuel Pinheiro (MDB) ficaram na ponta, com 33,7% e 30,6%, respectivamente, e vão disputar o comando do Palácio Alencastro no segundo turno, marcado para dia 29 de novembro. Em Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral do estado, o candidato Kalil Baracat foi eleito com 46,12%% dos votos válidos.

Para o senado, Carlos Fávaro (PSD) venceu a disputa entre os onze candidatos e vai representar Mato Grosso por pouco mais de seis anos. Esta vaga no Senado Federal surgiu depois que Selma Arruda teve o mandato cassado por abuso de poder econômico e caixa dois.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Notícias