Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 17h28


REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Após articulação do deputado Nininho, unidade do Incra em Rondonópolis retoma atendimentos

As famílias com propriedades rurais em 11 municípios das regiões sul e sudeste passam a contar com o suporte e atendimentos.

VÂNIA NEVES / Gabinete do deputado Nininho



A unidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondonópolis retomará os atendimentos ao público a partir desta quinta-feira (20), 14h. A retomada das atividades do Incra na região vinha sendo articulada pelo deputado estadual Ondonir Bortolini, o Nininho (PSD), juntamente à superintendência do órgão. Com o retorno dos atendimentos, Nininho acredita que haverá avanços nos processos de regularização e emissão de títulos, já que somente na região pouco mais de cinco mil processos aguardam por análises.

“Fizemos os encaminhamentos junto ao coronel Cunha, superintendente do Incra, e desde a primeira reunião ele demonstrou vontade e disposição para que a reativação fosse concretizada. Quero aproveitar para agradecer os atendimentos da equipe do Incra e a gestão que o coronel Cunha tem desempenhado na autarquia”, ressaltou Nininho.

Para Cunha, os procedimentos passam a ganhar mais agilidade. “Nós temos uma demanda em Cuiabá de todo o estado, ou seja, os processos estão em uma fila única. Com a reativação da unidade na região sul e com os três servidores disponíveis para atender as demandas, o fluxo será mais dinâmico. Hoje a principal intenção do Incra é entregar os documentos das terras de famílias que aguardam por toda uma vida para ter acesso a melhorias”, asseverou o superintendente.

A unidade do Incra de Rondonópolis está há nove meses fechada, e sem atividade desde março de 2020, quando os processos foram encaminhados para Cuiabá. Em agosto de 2021, o prefeito José Carlos do Pátio (SD) assinou o Programa Titula Brasil, que permite que os municípios aumentem a capacidade operacional dos procedimentos de titulação e regularização fundiária das áreas rurais do Incra.

Serviço - A reativação acontece nesta quinta-feira (20/01), às 14 horas, na sede localizada na Rua João Pessoa, n.º 164, no bairro Centro, com a presença confirmada do deputado Nininho, o superintendente será pela superintendente regional substituta, Marina Reis Souza.

 
 


Gabinete do deputado Nininho

Telefone: (65) 3313-6320