Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 28 de maio de 2021 11h38


TURISMO

Projeto de lei que institui Guia Turístico de MT é aprovado em segunda votação

Proposta institui diretrizes para implementar o guia "Conheça Mato Grosso".

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Quem escolher Mato Grosso como rota de viagem poderá verificar com antecedência informações referentes à serviços de emergência, transporte, hotelaria, pontos turísticos, gastronomia, entre outros. É o que prevê o Projeto de Lei 960/2019 que institui diretrizes para a implementação do Guia Turístico Virtual: “Conheça Mato Grosso”. De autoria do deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), a proposta foi aprovada nesta quarta-feira (26), em segunda votação, pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

 Conforme o texto, as informações devem ser disponibilizadas por meio de um aplicativo de celular compatível com as plataformas de tecnologia Android, IOS e Windows Phone. Ao justificar a propositura, Dal Molin explica que com a chegada da pandemia muitos segmentos empresariais precisaram se reinventar e o uso das ferramentas digitais auxiliaram neste processo. “Imagina ter acesso a fotos, coordenadas geográficas e demais informações relacionadas à sítios arqueológicos, cavernas, cachoeiras, rios, lagos, entre outras belezas naturais únicas de Mato Grosso. Tudo isso com apenas um toque na tela do celular, independentemente do local em que a pessoas esteja”, descreve.

 Dal Molin avalia ainda que o cancelamento de viagens durante a pandemia provocou a recessão do setor, falência de empresas tradicionais e a demissão em massa de milhares de trabalhadores. “Em meio a tanta riqueza, algumas empresas estão literalmente agonizando. Somos privilegiados por viver num estado lindo e essa beleza precisa ser compartilhada com o mundo. Através desta iniciativa, estamos garantindo o aquecimento do setor, a geração de emprego e renda e o aumento da arrecadação de divisas. Ao final do ciclo todos saem ganhando”, conclui o parlamentar.

Divulgação em aviões - No início deste mês, os deputados estaduais aprovaram, em segunda votação, a proposta que obriga companhias aéreas, beneficiadas pelo Programa de Incentivo à Aviação (Voe MT), a divulgarem material publicitário contendo informações sobre os polos turísticos de Mato Grosso.

 O Projeto de Lei 396/2021, também de autoria do deputado estadual Xuxu Dal Molin, aguarda sanção do governo do estado.


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin