Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 15 de abril de 2002 00h00


ASSEMBLéIA ABRE ESPAçO PARA TRABALHOS DE JOVENS CARENTES

Assembléia abre espaço para trabalhos de jovens carentes

O grupo “mãe-rainha” do bairro Nossa Senhora Aparecida busca parceria e apoio

ROSANA CARRILHO / ALMT



A Assembléia Legislativa vai sediar na última semana de abril - de 22 a 30 - uma exposição de trabalhos artesanais das menores adolescentes do “Grupo Mãe Rainha”, ligado a igreja Nossa Senhora Aparecida do bairro Jardim Paulista, liderada pela voluntária Detildes de Lima Domingos, 52 anos.

Segundo a coordenadora, participam atualmente cerca de 30 adolescentes, embora esse trabalha tenha iniciado com a participação de 50 jovens, mas a evasão é natural nesses grupos, lamenta. Pela sua experiência. Detildes, muitas mães acompanham e assim que aprendem uma atividade, desistem das aulas e vão praticá-la como meio de complementar a renda familiar.

Detildes já participou de outros projetos semelhantes na Prosol e no Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa, onde se aposentou e agora prossegue nesse trabalho voluntariamente. Ela ensina bordados, especialmente ponto cruz, crochê, pintura em tela e noções de costura. Os cursos estão a disposição permanentemente e cada jovem pode fazer a sua opção ou até mesmo participar de todos os cursos oferecidos, de acordo com sua aptidão. A meta é expandir as atividades com trabalhos em cerâmica e musica, até mesmo a formação de um coral.

Detildes disse que já funciona um bazar, localizado na igreja, onde são expostos e vendidos os produtos artesanais criados pelo grupo. Dos recursos arrecadados, 30% (trinta por cento) do valor fica para a artesã e o restante é aplicado em materiais para dar continuidade aos trabalhos e também o fornecimento de lanche aos participantes.

Segundo Derildes, esse trabalho é realizado com objetivo de oferecer uma formação mais abrangente aos jovens tanto na parte espiritual, na convivência familiar, noções de organizações do lar, culinária, higiene e outras atividades que possam contribuir com a formação social de cada um, respeitando as suas diferenças e, especialmente aprendendo a conviver com elas de maneira harmônica.

As dificuldades são muitas para manter esse projeto porque não há participação do Poder público e nem da iniciativa privada, “fazemos tudo com nossos poucos recursos”. A exceção foi a Rede/Cemat que cedeu espaço físico para a 1ª exposição e, agora a Assembléia Legislativa se coloca como parceira ao ceder o saguão da entrada principal para essa amostra.

Secretaria de Imprensa
Rosana Carrilho e Maria Luiza


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com