Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 12 de junho de 2020 12h42


Assembleia de Mato Grosso apresenta moção de pesar aos familiares de pioneiros do Araguaia

Nomes como o de Eleodoro Kehl, Edgar Atallah, Corsino João Zemolim, Florêncio Matias de Freitas, Elias Costa Diniz, Maria Aparecida de Freitas e Heleno Gatto foram agraciados pelos trabalhos prestados ao estado de Mato Grosso (in memorian)

DIEGO SAPORSKI / Gabinete do deputado Dr. Eugênio



Nos últimos dias a região do Araguaia teve grandes perdas, com o falecimento de alguns desbravadores e pioneiros que ajudaram na construção desta importante região do estado de Mato Grosso. 

Com o intuito de prestar uma homenagem a todos, inclusive aos familiares, o deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB) apresentou na sessão deste dia 10 de junho de 2020, moção de pesar como forma de reconhecimento, “O que eles contribuíram ficará para sempre na nossa história. Nada mais justo que deixar registrado nesta valiosa homenagem”, explicou o parlamentar.

Durante o ato o deputado estadual Dr. Eugênio detalhou a historia destes importantes cidadãos, homenageando a trajetória e as famílias de Eleodoro Kehl, Edgar Atallah, Corsino João Zemolim, Elias Costa Diniz, Florêncio Matias de Freitas, Maria Aparecida de Freitas e Heleno Gatto. Conheça a história de cada um deles.

Eleodoro Kehl – Pioneiro de origem sulista, mudou-se para Canarana no ano de 1975, tendo como profissão de ofício a agricultura. Seu principal lazer sempre foi o futebol, foi jogador, técnico e presidente do Esporte Clube Ouro Verde. Em justificativa da moção, o deputado cita a sua importância ao município, “...Por sua disciplina e dedicação durante 45 anos ao crescimento do município de Canarana, foi e sempre será muito querido e respeitado por todos...”.

Edgar Atallah – Este pioneiro chegou a Barra do Garças na década de 80 para instalar uma concessionária de veículos. Como empreendedor, sempre falou com orgulho do maior município da região Araguaia. Recentemente atuou na administração do prefeito Roberto Farias, como Secretário de Planejamento, Saúde, Pesca e Aquicultura.

Corsino João Zemolim – Este agricultor foi pioneiro no plantio de soja na cidade de Gaúcha do Norte, chegou a região em 1980 e contribuiu diretamente para o crescimento e desenvolvimento daquele município.

Florêncio Matias de Freitas - Nascido em Clevelândia no dia 05 de maio de 1929, este homem acompanhou o desbravamento de duas importantes regiões do Brasil, o sudoeste paranaense nas décadas 50 e 60 ajudando a criar as cidades de Marmeleiro e Renascença no Paraná, e depois nas décadas 80 na colonização e criação da cidade de Vila Rica em Mato Grosso.

Com espírito desbravador e corajoso, Florêncio Freitas foi um daqueles colonos que se tornaram os famosos conquistadores da terra, e que muito ajudaram no crescimento e desenvolvimento do estado de Mato Grosso. Ele faleceu na noite do ultimo dia 04 de junho, aos 91 anos.

 

Elias Costa Diniz, o “Seo Diniz” - No último dia 06 de junho, a cidade de Vila Rica perdeu um de seus personagens históricos, Elias Costa Diniz, o “Seo Diniz” ele faleceu aos 70 anos. Nascido em Brejão no Maranhão em 1950, veio para Mato Grosso em 1982, onde participou da colonização de Peixoto de Azevedo onde permaneceu até 1996, cansado das malárias e da vida sofrida no garimpo, decidiu ir para Vila Rica, e lá abriu um pequeno bar, o DINIZ BAR, sendo que este estabelecimento é hoje o mais famoso ponto de eventos da cidade. “Aos familiares fica aqui minha homenagem”, disse Dr. Eugênio.

Maria Aparecida de Freitas - Ao lembrar-se do falecimento da primeira Secretária de Educação do município de Vila Rica, ocorrido no domingo, dia 07 de junho de 2020, o deputado foi enfático... Descanse em Paz, Dona Aparecida… “Sua Missão foi Cumprida”.

Goiana de Iporá, formada em magistério, esta professora teve um papel importante como entusiasta da educação do Norte Araguaia. Uma mulher de sorriso contagiante, que ensinou seus alunos a se interessar em melhorar o ambiente social em que viviam. Com isso impulsionou muitos jovens a se tornarem líderes políticos e comunitários da região, através da Pastoral da Criança na Igreja Católica, do apoio aos assentamentos rurais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Radio Comunitária Eldorado FM da Associação Alvorada.

Heleno Gatto - O ultimo homenageado, foi o ex-vereador de Água Boa, Heleno Gatto, falecido na madrugada deste dia 10. Gatto foi candidato a prefeito na primeira eleição para escolha de gestor de Água Boa, em 15 de novembro de 1.982 e depois foi vereador por dois mandatos.

Heleno Gatto gostava de dizer, que a cidade de Água Boa morava em seu coração, ele também foi apoiador do projeto Memórias de Água Boa doando material histórico para o acervo. “Sua contribuição vai ficar na história da nossa cidade de Água Boa”, encerrou o deputado Eugênio Paiva.


Gabinete do deputado Dr. Eugênio