Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019 17h03


MATO GROSSO

Assembleia realiza audiência para debater gás natural em MT

O evento está marcado para as 14 horas do dia 28/03, na Assembleia Legislativa

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Karen Malagoli

A Assembleia Legislativa realizará, no dia 28 de março, audiência pública para debater os entraves para utilização do gás natural em Mato Grosso. O objetivo é discutir todas as questões que envolvem o produto, com o propósito de trazer investidores e garantir geração de empregos.

“Por ser esta uma fonte de energia eficiente e com preço significativamente mais vantajoso, muitas indústrias investiram recursos para utilização do gás natural e hoje verificam que os seus investimentos estão parados”, lembrou o deputado Wilson Santos (PSDB), que propôs a audiência. Para o parlamentar, o desenvolvimento sustentável é um desafio do século  a ser enfrentado pela economia mundial, principalmente nos países em desenvolvimento.

“Nesse sentido, é importante debatermos com a sociedade e classe empresarial para buscar alternativas da matriz energética, com vistas a atender setores estratégicos da economia”, apontou ele.

Dados do Ministério do Meio Ambiente mostram que o gás natural, por ser considerado uma fonte de energia limpa e economicamente mais vantajosa, se apresenta como protagonista na segurança energética em muitos países do mundo, e no Brasil tem aumentado a sua participação a cada dia.

“É uma opção economicamente viável e essencial para a transição energética de baixo carbono, com redução direta na emissão de gases de efeito estufa”, destacou Santos.

Em Mato Grosso, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager), criada pela Lei nº 7.101, de 14 de janeiro de 1999, atualmente regida pela Lei Complementar nº 429, de 21 de julho de 2011, é o ente responsável pela regulação das atividades de distribuição.

Atualmente, grande parte do gás natural é destinada à alimentação das usinas termelétricas, e em Mato Grosso tal realidade não é diferente. Todavia, mesmo diante das comprovadas vantagens dessa fonte de energia, no estado de Mato Grosso o gás natural tem sido deixado de lado, em verdadeiro desrespeito aos investidores privados de diversas escalas.

Outros segmentos, como os automóveis, postos de combustíveis e oficinas mecânicas que investiram neste segmento estão com suas atividades parcialmente paralisadas, provocando prejuízos significativos aos seus proprietários.

“Neste momento de crise que Mato Grosso vem passando, não pode se dar ao luxo de não discutir essa questão”, complementou o deputado.

A audiência acontecerá as 14 horas, no auditório Deputado Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com