Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 19 de outubro de 2020 06h38


CICLO DE SOLIDARIEDADE

Assembleia Social faz repasse de roupas e calçados à comunidade do Silvanópolis, periferia de Cuiabá

As 260 peças foram retiradas da arrecadação do Bazar Solidário, por não atender critérios de venda

PRISCILA MENDES / Assembleia Social



Foto: Karen Malagoli

Foto: Karen Malagoli

O Bazar da Assembleia Social encerrou o ciclo de solidariedade com mais um fruto: um repasse de 260 peças ao guarda-roupa solidário da comunidade Silvanópolis, em Cuiabá. As roupas, calçados e acessórios foram separados para doação durante a organização do bazar, por não se enquadrem nos requisitos de venda.

“Todo o ciclo do bazar é bonito, o que não nos atende na venda vai servir para alguém. A gente já entregou a primeira parte para o Lar Vicentino e agora esta ação neste guarda-roupa solidário tão generoso”, contextualizou a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira, registrando a primeira entrega, ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, em Várzea Grande, em 2 de setembro (leia mais aqui). “Então, a gente sempre reforça que a solidariedade do público faz toda a diferença”, completou. Essa edição do Bazar Solidário repassou quase R$ 34 mil às Obras Sociais Manoel Philomeno de Miranda, na capital. (matéria completa neste link).

As peças desta segunda entrega foram repassadas a uma das lideranças da comunidade, Antônia Xavier de Oliveira, que distribuirá para as 148 famílias da vizinhança, dentre as 900 da comunidade. “Esta doação é muito importante para nós, porque as famílias que estão no meu cadastro precisam muito de tudo”, conta dona Antônia.

A região periférica, próxima ao bairro Florianópolis, não conquistou ainda a regularização fundiária urbana, portanto, não é considerada um bairro de Cuiabá. As moradias são muito precárias, com frágil sistema de iluminação – gerando risco de incêndios – e os moradores são bastante pobres.

Dona Antônia contou que, nas 148 famílias cadastradas por ela para angariar doações, há 108 crianças e oito “barrigudas” (grávidas). Ela assegurou que a comunidade precisa de tudo, desde roupas e calçados a alimentos não perecíveis, passando por doações de fraldas e, principalmente, a regularização fundiária. Atualmente, oferece sopa às quartas-feiras, com verduras doadas por um mercado da região. “A gente entrega mais de 148 marmitas no nosso sopão solidário”, conta.

O repasse das roupas e calçados atendeu à iniciativa de dona Antônia, que procurou a Assembleia Social pelas redes sociais. Durante a entrega, a liderança já fez novo apelo, dentro das possibilidades do braço social da ALMT: corte de cabelos de crianças e adultos. “Vamos organizar esta próxima parceria e será em um dia de sopão, para facilitar para a comunidade. Sempre que pudermos, atenderemos aos moradores do Silvanópolis”, garantiu Daniella Paula.


Assembleia Social

Telefone: (65) 3313-6994


Associadas


Galeria de Imagens


Relacionadas


Galeria de Imagens


Notícias